CineCCSA realiza mostra de cinema e literatura com curtas potiguares

O CineCCSA, projeto de exibição de filmes como recurso pedagógico do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, agora, além das atividades em conjunto com a Cooperativa Cultural Universitária, expande sua parceria para o IFRN e realiza nos dias 10 e 17 de agosto, a mostra de curtas metragens POLYTHEAMA: CINEMA & LITERATURA. As seções acontecem às 18h, no Mini auditório “bloco C” do IFRN campus central. 

A programação inclui curtas que promovem o encontro entre cinema e literatura, seja através de adaptações de livros, produções inspiradas na literatura ou homenagens a autores e personagens: “CORDEL DA VILA: A RAINHA LOUCA CONTRA O ESCANDALOSO” (2021), de Gil Leal, “ATÉ A ÚLTIMA GOTA (2018)” de Lilith Aiam, “(DES)MEMÓRIA DE UM EU INVENTADO” (2016), de Anne Penha, Fabiana Bagdonas e Renato Maia, “PEGADAS DE ZILA” (2016) de Valério Fonseca, “FAMIGERADO” (1991) de Aluizio Salles Junior e “CASTELO E CACTO” (2021) de Adenildo Guedes.

A mostra irá contar com a presença de alguns dos realizadores promovendo conversação com os presentes. Também serão sorteados livros oferecidos pela Cooperativa Cultural. Outras informações podem ser consultadas no site www.ccsa.ufrn.br/cinema ou no Instagram da Cooperativa. 

 

Programação 2022.2

Dia 28/09

A FREIRA

Direção: José Correia Torres Neto

O curta trata de uma freira que exerce a função de faxineira em um convento e que expõe o seu cotidiano e o cotidiano das pessoas que nele convivem. Em meio aos pensamentos, ela discorre sobre as hierarquias, sobre os desejos, sobre as reentrâncias das religiões – não só a que ela participa –, sobre aquilo que a faz humana, as vezes até “demasiadamente”. A freira é uma pessoa que consegue enxergar o lugar de tudo e o lugar de cada um. Ela consegue aceitar, analisar, repugnar e ter uma crítica guardada na manga do hábito.

SOB AS LUZES DESSA AVENIDA

Direção – Doc Câmara

O curta é dirigido por Doc Câmara e conta com a atriz Geisla Blanco no papel de uma transsexual que precisa se prostituir. O curta mostra a força e a luta das mulheres trans, sua resistência e a sua representatividade na sociedade.


O Cine CCSA é um projeto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com sessões de filmes realizadas gratuitamente e abertas à comunidade. Desde 2016, as exibições acontecem em parceria com a Cooperativa Cultural da UFRN e, ao final das sessões, são sorteados brindes entre os espectadores.

Best Bookmaker in the UK WH Bonus - uCoz William Hill