I1 O Núcleo de Apoio ao Discente é um programa do CCSA voltado para os alunos de graduação e pós-graduação. O NADis tem como objetivo ”firmar ações de apoio à efetividade do processo ensino-aprendizagem e ao desenvolvimento acadêmico-profissional de discentes do CCSA”. Sendo assim, os seus objetivos específicos são: (1) apoiar o aluno no que se refere aos aspectos pedagógicos e psicológicos inerentes ao processo ensino-aprendizagem, (2) promover ações que permitam ao estudante o desenvolvimento de competências necessárias para o melhor desempenho acadêmico-profissional e (3) oferecer suporte ao corpo docente no desenvolvimento de ações que visem o êxito acadêmico do aluno.O acesso às atividades individuais ou de grupo realizadas pelo NADis acontece mediante a busca espontânea do aluno, por encaminhamentos advindos das coordenações de curso ou de professores orientadores e, ainda, via e-mail e Redes Sociais.
Clique no + para acessar as LINHAS DE AÇÃO E ATIVIDADES

 

LINHA 1 – APOIO ACADÊMICO

Consiste nas atividades de planejamentos dos estudos, acompanhamento do rendimento acadêmico, reorientação profissional, aconselhamento psicológico e mentoria.

ATIVIDADES

  • Planejamento de estudo: Refere-se à elaboração de quadro compondo os horários de atividades semanais do discente, com base em sua declaração de matrícula e na entrevista pessoal sobre a sua rotina diária.
  • Acompanhamento do rendimento acadêmico: Diz respeito ao acompanhamento do rendimento acadêmico do aluno com base nas informações advindas da coordenação e do SIGAA, orientando pedagogicamente aquele com risco de reprovação.
  • Reorientação profissional: Faz referência à atividades individuais ou grupais dirigidas para a reflexão em torno de dúvidas e escolhas profissionais dos alunos.
  • Escuta e aconselhamento aos alunos: Corresponde à escuta realizada por psicóloga ou bolsista da área sobre questões pessoais do estudante, geralmente, de cunho afetivo-emocional que interferem nos resultados da aprendizagem.
  • Estudar junto: Estudo em dupla ou em grupo por meio do acompanhamento de tutores discentes, que dominam o conteúdo referente às dificuldades diagnosticadas nos tutorados.

 

LINHA 2 – DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

Contempla as atividades complementares (de formação extracurricular) e os projetos de atuação por curso.

ATIVIDADES

  • Oficinas: Referem-se aos eventos de capacitação semestrais, planejados com base nas demandas dos alunos, com foco no desenvolvimento de competências acadêmicas necessárias ao melhor desempenho do aluno em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.
  • Projetos de atuação: Diz respeito a um conjunto de ações a serem desenvolvidas em cada curso de graduação, embasadas pelas respostas de discentes e docentes sobre as três dimensões (acadêmica, relacional e administrativa) do questionário de avaliação de cada curso.

 

Clique no + para acessar as ESTUDAR JUNTOS

logo_estudarjuntos_universitária

Estudando Juntos É um processo relacional em que um aluno mais experiente acompanha outro(s) em seu estudos, para auxiliá-lo(s) em certos conteúdos da sala de aula ou em lacunas de aprendizagem.

 

 

Clique no + para acessar as OFICINAS

logo_oficinas

Programação 2017.2 

 

Oficinas oferecidas:

  • Desmistificando o TCC
  • Gestão do tempo e técnicas de estudo
  • Normas da ABTN
  • Planejamento de vida
  • Apresentação oral para o TCC
  • Potencialize a sua carreira com o coaching
  • Reorientação profissional
  • Interpretação e produção textual
  • Como elaborar e publicar artigos científicos
  • Agilidade na gestão de projetos
  • Uso do portal CAPES como ferramenta de pesquisa
  • Canvas pessoal
  • Excel avançado
  • Como falar em público

 

Clique no + para acessar o PLANEJAMENTO DE ESTUDOS

 

 7 Dicas para Estudos Mais Produtivos é um manual compacto para você, aluno, aprender a planejar seus estudos de maneira eficiente.

Baixe aqui e potencialize seus estudos e seu tempo.

Para colocar seu Planejamento de Estudos em prática, o NADis também te ajuda.

Baixe aqui o Modelo de Planejamento de Estudos Diário e personalize-o.

Baixe aqui o Modelo de Planejamento de Estudos Semanal e personalize-o.

Baixe aqui o Modelo de Planejamento de Estudos Mensal e e personalize-o.

 

Clique no + para acessar a REORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

logo_formulário

A Reorientação Profissional é um processo que incentiva o aluno a pensar sobre a sua escolha profissional, relacionando-a com a sua história pessoal de vida e entendendo esta escolha como fruto de um processo de desenvolvimento pessoal. Além disso, auxilia na reflexão sobre a importância do trabalho, a sua função na sociedade e a satisfação em exercer a profissão. O trabalho em Reorientação Profissional também oferece suporte no que diz respeito a buscar, junto ao participante, informações sobre a profissão escolhida e o mercado de trabalho. A metodologia utilizada permite que o aluno expresse os seus sentimentos com relação ao curso escolhido, refletindo sobre as suas escolhas.

 

Público alvo

Discentes ativos de todos os cursos do CCSA e em diversos períodos de graduação que demonstre insatisfação com a escolha feita pelo Curso de Graduação.

Metodologia

A Reorientação Profissional acontecerá em grupo, com no máximo 10 participantes e duração de 7 encontros, sendo o primeiro deles uma entrevista individual.

Para visualizar a Programação 2017.2 clique aqui.

 

Clique no + para acessar os DOCUMENTOS ÚTEIS

 

Telefone: (84) 3342-2288 (Ramal 110) / 99474-6756

E-mail: nadisccsa@gmail.com

Acesse nossa página no Facebook

Estamos no NEPSA I nos seguintes horários:

Segunda à Sexta 8h às 12h e 14h às 18h

 

Best Bookmaker in the UK WH Bonus - uCoz William Hill