Sobre a área de Serviço Social
Serviço Social é a área responsável pelo planejamento e execução de políticas, planos, programas e projetos sociais voltados a garantia de direitos a indivíduos, grupos e à população. Desenvolve estudos socioeconômicos de usuários/as para fins de acesso a serviços sociais; pesquisas para análise da realidade social e produção do conhecimento sobre temáticas relacionadas a profissão em nível de graduação e pós-graduação.
A profissão de Serviço Social é disciplinada pela lei federal nº 8.662, de 07/06/1993 e a atuação profissional é normatizada pelo Código de Ética Profissional do/a Assistente Social (1993). Este profissional analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos buscando viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social, a cultura e os direitos humanos. Analisa as condições de vida e trabalho da população e orienta pessoas e grupos sobre como obter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.
Os/As assistentes sociais trabalham em instituições públicas, privadas, não-governamentais e na assessoria a movimentos sociais e coletivos voltados ao enfrentamento das múltiplas manifestações da questão social na realidade de diversos segmentos: mulheres, classes trabalhadoras, pessoas idosas, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), negros e negras, indígenas, população em situação de rua, entre outros. Assistentes Sociais podem trabalhar junto a outras categorias: profissionais da Psicologia, da Educação, da Enfermagem, do Direito, dentre outras.