LOGO 2016 - QUADRADO

Programa de qualidade de vida no trabalho do CCSA

O Qualivita é um programa institucional que reúne um conjunto de ações para promoção do bem estar dos servidores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA/UFRN. Criado em 2012, e em plena atividade desde então, o programa vem atingindo excelentes resultados na melhoria da qualidade dos servidores do centro.

Em 2016, o programa passou por uma grande reformulação, adotando um sistema de ideias baseado em novos conceitos, como o de Ergonomia da Atividade aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho – EAA_QVT (FERREIRA, 2012). Desse modo, reestruturou suas ações em três grandes áreas: Desenvolvimento de Pessoas, Saúde Integral e Cultura, que buscam envolver a complexa rede de necessidades humanas no trabalho.

A partir destas três áreas, o Qualivita realiza suas ações com uma postura acessível à construção participativa, ouvindo os usuários, criando um ambiente de livre exposição de ideias. Esse é o segredo para a continuidade e solidez de suas ações e de uma marca a cada dia mais respeitada.

Em 2018 temos como objetivo maior tornar claro para os servidores a essência do programa fazendo com que eles saibam, cada vez melhor, como usufruir do que temos a ofertar.

Abaixo vocês verão uma pequena descrição das ações que iremos realizar ao longo deste em cada área e alguns produtos lançados em anos anteriores.

Conheça o programa, aproxime-se e descubra o prazer de viver melhor no trabalho!

Coordenação: Jefferson Arrruda / qualivitaccsa@gmail.com / 84. 9 9474-6758

0.Logo2018

Últimas ações

A edição 2018 do a.Gosto cultural tem como tema: “Conexão Off-line”. Queremos refletir sobre as relações que vão além das conexões virtuais. Talvez o mundo precise de mais olhares e menos emoticons. Talvez a gente precise de mais escuta e menos respostas textuais imediatas. Talvez a gente precise de mais presença e menos Wi-fi. A temática “Conexão Off-line” nos convida a ir além das telinhas, sair de nossas salas e ir ao encontro, estabelecer a conexão com o outro sem medo porque esse é um dos melhores remédios para os transtornos de ansiedade que se multiplicam em nossa universidade segundo dados do DAS. O atribulado cotidiano nos dá a impressão de que tudo gira em torno dos nossos checklists de tarefas, virou moda dizer o quanto é ocupado, o quanto não conseguimos dar conta de tudo e, assim, só temos tempo de nos conectar on-line e vão aumentando os nossos receios e desconfianças a respeito do outro. A discursividade mental cria mil historinhas para diminuir o número de conexões, para confiar menos e desconfiar mais. Mas encontrar ainda é possível, saudável e produtivo. Vamos juntos?

Sugerimos que as intervenções artísticas, oficinas, apresentações e exposições durante todo o mês de agosto nos levem a refletir sobre essa temática geral. Fique ligado na programação que começa 06/08 e se estende até 05/09 quando teremos a cerimônia de encerramento.

Clique no + para ver o que podemos fazer por você na área de Desenvolvimento de pessoas

Para o eixo Desenvolvimento de Pessoas programa-se o lançamento de um projeto de extensão em 2018: Comunicação Empática (Baseado na obra Técnicas de Comunicação Não Violenta – CNV do psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg) que tem como objetivos:

∙ Compreender como as técnicas da CNV podem contribuir para diminuir a intolerância nas relações interpessoais e fomentar, em seu lugar, compreensão e empatia, criando um espaço saudável nos grupos de convivência social.
∙ Entrar em contato com ferramentas que nos auxilie na observação e identificação de nossas necessidades e das necessidades do outro em um processo de comunicação, incrementando nossa capacidade de manejo emocional nas relações sociais.
∙ Comunicar, com mais clareza, como nos sentimos e o que necessitamos para mantermos relações satisfatórias com os pares dos diversos grupos, evitando conflitos, mediando-os caso existam e estabelecendo acordos enriquecedores de nossas vidas, em especial nos ambientes de trabalho.

Outras ações pontuais do mesmo eixo são:

∙ Manutenção periódica e apoio ao Fórum dos Servidores (Uma instância para discussões de assuntos pertinentes aos Técnicos Administrativos).
∙ Estruturação de momentos anuais para recepção e socialização dos servidores recém-chegados à instituição e manutenção periódica do Projeto “Um Pouco de Muita Vida” de preparação para aposentadoria e reconhecimento dos aposentados.
∙ Promoção do reconhecimento profissional, tanto daqueles que trabalham aqui, quanto dos futuros profissionais que serão formados pelo CCSA. Para isso vamos produzir uma série de vídeos que retratem o papel social cumprido por cada uma das classes profissionais que fazem parte do CCSA: professores, técnicos administrativos, secretários(as), contadores(as), administradores(as), juristas, assistentes sociais, turismólogos, bibliotecários e economistas.

Clique no + para ver o que podemos fazer por você na área de Saúde Integral

Para o eixo SAÚDE INTEGRAL o Qualivita atua na divulgação de informações sobre as campanhas lançadas pelo Ministério da Saúde à nível nacional, em especial aquelas que são adotadas, também, pelo Departamento de Assistência à saúde do Servidor – DASS. Algumas delas:

∙ Exames Periódicos;
∙ Janeiro Branco;
∙ Dezembro Vermelho;
∙ Outubro rosa (Saúde da mulher);
∙ Novembro azul. (Saúde do Homem);

Especialmente em 2018, um dos objetivos dessas campanhas será torná-las mais interativas para além da qualidade da informação divulgada. Objetivamos trazer o público para mais perto.

Clique no + para ver o que podemos fazer por você na área de Cultura

Para o eixo CULTURA pretendemos manter o projeto “a.Gosto Cultural”, realizando sua terceira versão; dar continuidade às celebrações tradicionais no ano: o dia do Servidor Público Federal e o Natal do Centro. Ademais, vamos continuar lembrando e parabenizando, oficialmente, cada servidor no dia do seu aniversário.

Outro objetivo para 2019 é concluir a elaboração do Plano de Logística Sustentável – PLS – do CCSA, montar a comissão que irá geri-lo e divulgar suas ações.

Nossas Campanhas

Manual do Servidor 2017

Um Pouco de Muita Vida

Exames Periódicos

Hipertensão e Diabetes

Agosto Cultural

Agosto cultural

CCSA Sustentável

Conheça mais sobre o qualivita

Um Pouco de Muita Vida

Best Bookmaker in the UK WH Bonus - uCoz William Hill