Programa de qualidade de vida no trabalho do CCSA

O Qualivita é um programa institucional que reúne um conjunto de ações para promoção do bem estar dos servidores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA/UFRN. Criado em 2012, e em plena atividade desde então, o programa vem se comprometendo com a busca de resultados na melhoria da qualidade dos servidores do centro.

Em 2016, o programa passou por uma reformulação, adotando um sistema de ideias baseado em novos conceitos, como o de Ergonomia da Atividade aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho – EAA_QVT (FERREIRA, 2012). Desse modo, reestruturou suas ações em três áreas: Desenvolvimento de Pessoas, Saúde Integral e Cultura, que buscam envolver a complexa rede de necessidades humanas no trabalho.

A partir destas três áreas, a equipe do Qualivita promove ações com uma postura acessível à construção participativa, ouvindo os usuários, criando um ambiente de livre exposição de ideias.

Em 2019 temos como objetivo maior tornar claro para os servidores a essência do programa fazendo com que eles saibam, cada vez melhor, como usufruir do que temos a ofertar.

Conheça o programa, aproxime-se e descubra como podemos te ajudar a viver melhor no trabalho.

Coordenação: Jefferson Arrruda / qualivitaccsa@gmail.com / 84. 9 9474-6758

Abaixo vocês verão uma pequena descrição das áreas e, a seguir, alguns produtos audiovisuais de nossas ações:

Clique no + para ver mais sobre as áreas

Saúde integral

1) Promover boas condições para o desenvolvimento do trabalho: ambientais (local, espaço, iluminação e temperatura), ergonômicas (mobiliários e equipamentos do posto de trabalho), materiais (insumos) bem como as condições básicas de salubridade para o desenvolvimento saudável e eficiente do trabalho.
2) Promover campanhas e ações educativas objetivando a prevenção de doenças e a melhoria do bem-estar biopsicossocial no trabalho.

Desenvolvimento de Pessoas:

1) Melhorar as relações sócio profissionais de trabalho. Essa diretriz analisa as interações sócio profissionais com os pares (ajuda, harmonia, confiança), com as chefias (liberdade, diálogo, acesso, interesse, cooperação, atribuição e conclusão de tarefas), comunicação (liberdade de expressão), ambiente harmonioso e conflitos que influenciam a atividade no trabalho;
2) Identificar as necessidades de competências de gestão e demandar a capacitação e o desenvolvimento dos servidores às unidades competentes;
3) Criar estratégias de reconhecimento e crescimento profissional, com base em incentivos, no apoio das chefias, na impessoalidade e em oportunidades iguais. Essa diretriz expressa variáveis relativas ao reconhecimento do trabalho (existencial, institucional, realização profissional, dedicação, resultado alcançado) e ao crescimento profissional (oportunidade, incentivos, equidade, criatividade, desenvolvimento) que influenciam a atividade de trabalho;
4) Promover ações que visem melhorar o elo entre trabalho e vida social. As variáveis são postas aqui no sentido de compreender e avaliar as percepções sobre a instituição, o trabalho (prazer, bem-estar, tempo passado no trabalho, sentimento de pertencimento, reconhecimento social) e analogias com a vida social (casa, família, amigos) que influenciam a atividade no trabalho.

Cultura:

1) Promoção de ações artístico-culturais capazes de gerar bem-estar, socialização e reconhecimento das características e potenciais individuais além do cargo e função.
2) Disseminar a cultura de responsabilidade social e ambiental por meio da sensibilização e capacitação de pessoal, bem como promover ações em conformidade com a política adotada.


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