DECIN realiza evento sobre livros manuscritos no Brasil do século XVIII

 

O Departamento de Ciência da Informação (DECIN), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da UFRN, realiza a palestra “Livros manuscritos no Brasil do século XVIII: materiais e técnicas”, na próxima sexta-feira (5), no auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas I (Nepsa I), às 13h30.

A palestra, que será ministrada pela professora Walmira Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e mediada pela professora Gabrielle Francinne, do DECIN, abordará aspectos da cultura material e artística de livros manuscritos produzidos pelas irmandades religiosas de leigos no Brasil no século XVIII.

Serão discutidas algumas questões relativas à história do livro, como arte da iluminura, confecção, comércio e circularidade de materiais da escrita, da pintura e da encadernação. Também será demonstrada como essa produção ocorreu em algumas capitanias do Nordeste. Para se inscrever no evento e receber a certificação, clique aqui.

Sobre a palestrante
Walmira Costa é licenciada em Letras (UFMG), bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), especialista em História da Arte e da Cultura pela UFMG, mestre em Edição de Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), Portugal, e doutora em História pela UFMG. Atuou na área de conservação e restauro de livros e documentos gráficos de 1996/2012. Atualmente, realiza um pós-doutorado na Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG e desenvolve projetos individuais e em parceria nas áreas de história do livro, história da arte técnica, diplomática, paleografia, crítica textual e comunicação em museus.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*