Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) realiza banca de defesa de Mestrado

O Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza na próxima quarta-feira, 27, às 14h na Sala de Multimeios do NEPSA, a defesa de Mestrado da aluna Taíse Cristina Gomes Clementino de Negreiros. O trabalho tem como tema “O processo de formação profissional em Serviço Social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas.” e analisa as repercussões nas reformas do ensino superior brasileiro no processo de formação profissional do assistente social, especificamente em Natal.

 

Participam da banca de professores Carla Montefusco (UFRN), Maria Célia Correia (UFRN) e Íris de Lima Souza (Universidade Potiguar – UnP).

 

Confira o resumo oficial do trabalho:

Este trabalho discute sobre o processo de formação profissional do assistente social, tendo por lócus de pesquisa o município de Natal/RN. Ele teve por objetivo analisar as repercussões das contrarreformas do ensino superior brasileiro no processo de formação profissional do assistente social. Para isto foram pesquisadas duas instituições de ensino superior: uma universidade pública e uma instituição de ensino a distância. Nosso estudo foi norteado pelo método marxista de análise da realidade a qual parte da compreensão crítica-dialética do objeto de estudado e, se baseou na análise qualitativa dos dados investigados. Em relação aos procedimentos metodológicos realizamos entrevistas com docentes e coordenadores dos cursos; e grupo focal com os discentes das instituições pesquisadas. Além disso, fizemos um estudo bibliográfico sobre o tema em questão e análises dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos e suas respectivas estruturas curriculares. A partir das considerações tecidas neste trabalho apreendemos que o atual contexto de contrarreforma do ensino superior brasileiro impõe diversos desafios ao processo de formação profissional pautado nos valores ético-políticos defendidos hegemonicamente pela categoria profissional. Tais desafios são expressos de forma diferenciada nas instituições pesquisadas, pois cada uma delas irá refletir as contrarreformas do ensino superior dentro de suas especificidades nesse contexto. Portanto, reafirmamos a importância da atuação política da categoria profissional dos assistentes sociais que historicamente vem denunciando as ataques deferidos contra o ensino superior brasileiro e buscando novas estratégias de enfrentamento e combate destes, lutando por um ensino superior público e gratuito de modo que possa garantir uma formação profissional para os sujeitos, pautada em valores éticos e políticos emancipatórios.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*