Projeto de Direito busca construir plataforma para a inclusão do gênero

O grupo de pesquisa Direito e Desenvolvimento, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, iniciou o projeto “Inclusão Digital e Questões de gênero: NinaCode como ferramenta educacional”, que busca desenvolver uma pesquisa sobre a inserção de mulheres nas ciências exatas e tecnológicas, bem como implementar uma aplicação para transformar a realidade social delas.

O projeto é realizado pelas pesquisadoras Thaisi Leal, do Mestrado em Direito, e pela graduanda e bolsista de Iniciação Científica, Mariana Vianna, sob coordenação da professora Doutora Patrícia Borba Vilar Guimarães, do Departamento de Direito Processual e Propedêutica (Depro), da Universidade. Segundo Thaisi Leal, a “ideia do projeto é que seja desenvolvida uma plataforma voltada para aproximar as pessoas do gênero feminino, ou que se identifiquem com este, das áreas tecnológicas, principalmente aquelas que se encontram no Ensino Fundamental e Médio, objetivando a promoção da igualdade de gênero”.

Intitulado de “NinAcode”, o projeto está em processo de desenvolvimento, por meio de uma parceria firmada entre a base de pesquisa Direito e Desenvolvimento, o Instituto Metrópole Digital e o Instituto do Cérebro. Atualmente, o projeto está em fase de pesquisa e em busca de recursos e parcerias para a elaboração prática da aplicação.

Para a professora Patrícia Borba, “a grande desigualdade na presença, nos cursos e no mercado profissional, de meninas e pessoas identificadas com o feminino na área de tecnologia mostra a importância de trabalharmos essa questão, que não é nova  O problema tem natureza complexa mas interessa bastante ao direito como uma evidência da necessidade de eliminação das desigualdades entre os gêneros, principalmente no mundo onde a Tecnologia da Informação faz parte do cotidiano, das profissões e do exercício da cidadania”, destaca.

Ainda em fase de desenvolvimento, a ideia já foi classificada, no mês passado, entre as três melhores propostas do “Hackathon Women in Smart Cities”, uma espécie de competição interdisciplinar que visa o desenvolvimento de aplicativos e aplicações voltadas para o público do gênero feminino ou de pessoas que se identifiquem com esse gênero.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*