O artigo “POVOS INDÍGENAS E DIREITOS SOCIAIS: Análise do Direito Humano à Alimentação Adequada dos índios potiguaras de Sagi-Trabanda no Rio Grande do Norte”, foi escolhido para o “Premio a la investigación en innovación de políticas públicas en Seguridad Alimentaria y Nutricional”, na Categoría Artigo Publicado. A pesquisa foi produzida pelas professoras Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans, do Departamento de Ciências Administrativas, Nila Patrícia Freire Pequeno e Clélia de Oliveira Lyra, do Departamento de Nutrição, da UFRN.
O artigo trata dos direitos sociais dos povos indígenas remanescentes no Rio Grande do Norte, a partir de um estudo junto à comunidade indígena Sagi-Trabanda, de etnia potiguara, com contribuições tanto no campo científico como aplicado, ao oferecer um diagnóstico sobre a situação de insegurança alimentar desses povos tradicionais e seu diálogo necessário com o poder público na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
A pesquisa foi elaborada com a colaboração do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte (CONSEA/RN) e publicada originalmente na Revista Interface, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN). O artigo está disponível na íntegra através deste link.
PRÊMIO
O “Premio a la investigación en innovación de políticas públicas en Seguridad Alimentaria y Nutricional” é organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO). Todas as informações sobre o prêmio estão disponíveis neste link.
Os vencedores de cada categoria serão convidados com todas as despesas pagas para participar da 8ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (FAO – CLACSO) em Buenos Aires, em novembro de 2018, onde apresentarão seus trabalhos. Além disso, os artigos vencedores serão compilados em uma publicação editada pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) para apoiar os países da América Latina e do Caribe a elaborar e implementar melhores Políticas Públicas sobre Segurança Alimentar.
0 Comments