O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN) iniciou a implantação do sistema de segurança para prevenção de furtos de livros da Biblioteca Setorial instalada no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa 1).
O novo sistema que custou cerca de 30 mil reais do orçamento do CCSA e é composto por etiquetas, um sistema magnético e um par de antenas instaladas na entrada da biblioteca que detectam quando o livro é retirado do acervo sem autorização.
Para a bibliotecária Shirley Carvalho, coordenadora da biblioteca, a compra do equipamento é um sonho antigo concretizado para proteger os mais de 10 mil títulos do acervo. “Com o sistema, podemos garantir a segurança do patrimônio público e que nos motiva a continuarmos buscando melhorias para o acervo com a compra de novos títulos”, registra.
Desde 2016, a biblioteca setorial vem trabalhando juntamente à comunidade acadêmica para qualificar o acervo e subsidiar as ações de ensino, pesquisa e extensão na área das Ciências Sociais Aplicadas. O sistema de bibliotecas abre periodicamente prazos para indicação de compras e, até o momento, já foram adquiridos mais 3 mil títulos para a biblioteca do CCSA que já estão disponíveis para consulta e empréstimo.
É importante ressaltar que todos os livros da Universidade são registrados no patrimônio da UFRN e as penalidades para o crime de furto estão previstas no Código Penal.
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 12h e das 13h às 22h. Outras informações podem ser consultadas pelo 3215-3503.
Reportagem – Jeferson Rocha
0 Comments