O Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza na próxima segunda feira, 25, às 09h no NEPSA, a defesa de Mestrado da aluna Aline Gomes dos Santos. O trabalho que tem como título: A condição de saúde do trabalhado mototaxista no município de Caicó- RN no contexto da precarização do trabalho, destaca como a atividade de mototaxista vem crescendo nos municípios menores, e como essa atividade, considerada de risco, afeta a saúde dos trabalhadores.
Participam da banca de professores Isis de Oliveira (UFRN), Silvana dos Santos (UFRN) e Izabel Lira (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT).
Confira o resumo oficial do trabalho:
O processo de reestruturação produtiva provocou várias mudanças no mundo do trabalho desde a década de 1970. No Brasil essas mudanças foram mais significativas durante os anos de 1990, com a implementação das políticas neoliberais e a submissão do país as determinações do FMI e do Banco Mundial. Nesse contexto, ganha expressão o aumento do desemprego estrutural e o crescimento da informalidade como prática atenuante da falta de emprego formal. Na atualidade a atividade de mototaxista tem crescido em municípios de pequeno, médio e grande porte do país. Em Caicó/RN, assim como em outros municípios brasileiros, esta atividade vem se apresentando como uma alternativa de subsistência em face do crescente desemprego. Considerando ser esta uma atividade precária e de risco, nos questionamos sobre quais as condições de saúde do trabalhador mototaxista no município de Caicó no contexto da precarização do trabalho? Qual a percepção que este trabalhador tem acerca do processo saúde-doença e da relação desta com o seu trabalho? Como se configura o acesso dos mototaxistas ao direito a saúde e a previdência social? A pesquisa buscou analisar as condições da saúde do trabalhador mototaxista do município de Caicó/RN no contexto da precarização do trabalho. Do ponto de vista metodológico o estudo trabalhou com a pesquisa bibliográfica, documental, a entrevista semiestruturada e questionário com questões abertas e fechadas junto a uma amostra da população de mototaxistas do município, no período de agosto a setembro de 2013. O resultado revelou que estes trabalhadores encontram-se expostos constantemente a diversos riscos inerentes à profissão, bem como ao espaço no qual este profissional exerce suas atividades, neste caso o trânsito, sendo os acidentes no trânsito e a violência urbana um dos maiores riscos identificados pelos mototaxistas no presente estudo.
0 Comments