Os estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm a chance de contribuir para a definição de políticas públicas que atendam às suas necessidades reais. A oportunidade é oferecida a partir da 5ª Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural das Universidades Federais. O levantamento é uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum Nacional de Assistência Estudantil (Fonaprace), com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino público superior.
As informações coletadas vão auxiliar na criação de ações de assistência estudantil por meio de diagnósticos, análises, acompanhamentos e avaliações. O levantamento é realizado desde 1996 para coletar as características sociais, econômicas e culturais dos estudantes, cujos perfis apresentam mudanças nos últimos anos. Estudos anteriores demonstram, por exemplo, que o número de estudantes negros quase triplicou de 2003 a 2014 e que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo, o que exige novas estratégias para garantir a permanência com sucesso desse público e a conclusão do curso superior no tempo certo.
A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, ressalta que a adesão de todos os discentes é extremamente importante para a consolidação dos dados, que serão mantidos em segurança e total sigilo. As informações pessoais serão utilizadas apenas para identificação no acesso à plataforma da pesquisa. Para responder ao questionário, os estudantes devem acessar o site, informar o número do CPF e selecionar a UFRN, no menu Escolha uma Instituição.
Para participar, basta acessar este link: V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das IFES – 2018
0 Comments