SOI envolve mais de 500 alunos de Ensino Médio e Superior

SOI-DESTAQUEEstudantes do Ensino Médio e Superior participam, de hoje (5) a sábado (7) da 17ª edição da Simulação de Organizações Internacionais (SOI), projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Considerada a maior simulação de organismos internacionais do Brasil, a SOI acontecerá no setor 1 do campus central da Universidade, e conta com a participação de 438 alunos extensionistas inscritos, 78 alunos diretores e 190 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

Os participantes da SOI agem como se fossem diplomatas, chefes de Estados, juízes, especialistas, Ministros, dentre outras funções, simulando os processos de negociação e decisão que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais. Esse tipo de prática acadêmica concede aos estudantes, divididos em comitês temáticos, a oportunidade de debater assuntos centrais da agenda internacional, tais como direitos humanos, questões sociais, segurança, economia, meio-ambiente, dentre outros.

Este ano serão simulados 10 comitês: Conselho para Assistência Econômica Mútua (COMECON), Comitê de Imprensa Internacional (CII), Conferência de Postda, Parlamento Europeu (Europarla), Fórum de Governança da Internet (IGF), Organização dos Estados Americanos (OEA), Shanghai Cooperation Organization (SCO), Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente (TMIEO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Escritório das Nações Unidas para Crimes e Drogas (UNODC).

Para Maíra Arcoverde, secretária geral da SOI e aluna do 6º período de Direito da UFRN, o evento é um marco no estudo do direito nas relações internacionais em nível do Rio Grande do Norte: “Quase duas décadas depois, a simulação ganhou credibilidade e mais participantes, e hoje pode ser considerada a maior do Brasil”, destaca.

Nesta edição, estudantes de universidades de Brasília, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba simularão junto dos potiguares. “A troca de conhecimento entre estudantes de vários estados é um dos nossos objetivos”, disse a  Maíra.

SOI
Os estudantes de Direito da UFRN criaram, em 2001, a Simulação de Organizações Internacionais (SOI), seguindo os passos dos estudantes de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.A SOI da UFRN foi uma das pioneiras no desenvolvimento de Modelos de Simulação das Organizações Internacionais. Para se ter uma ideia da importância da simulação, alguns ex-alunos que participaram do projeto, hoje, ocupam cargos na diplomacia brasileira, Organização dos Estados Americanos (OEA) e outros organismos internacionais.

A SOI é desenvolvida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN, numa iniciativa pioneira em todo Norte-Nordeste e já obteve grande sucesso junto aos universitários do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil, despertando o interesse da sociedade natalense, aumentando o conhecimento sobre questões relevantes do mundo contemporâneo.

Conheça mais sobre a SOI nesta matéria especial

 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*