Sociedade de Debates realiza treino aberto ao público neste sábado (11)

A Sociedade de Debates da UFRN realiza neste sábado (11), o 26º Debate Treino, a partir das 9h na Sala I2 do Setor IV, Campus Central da Universidade.Qualquer pessoa pode participar do debate e as inscrições gratuitas podem ser feitas no local, antes do início do evento.

No primeiro debate do ano, haverá uma videoconferência/formação com Ary Ferreira Cunha, Doutor em direito e ex-professor da Universidade Católica Portuguesa, Campeão Mundial de Debate Universitário na categoria inglês como língua estrangeira de 2013.

O objetivo do Projeto de Extensão Sociedade de Debates é contribuir para que os cidadãos tenham capacidade para pensar e se expressar, ampliando o poder de oratória, a capacidade de diálogo e melhor compreensão de temas cotidianos. A atividade confere certificado de 4 horas de atividade de extensão.

Outras informações sobre o projeto podem ser consultadas na Fanpage: www.facebook.com/sddufrn

SOBRE O PROJETO
“Acreditamos que o debate arma cidadãos com a capacidade para pensar e falar claro; com a ousadia de pensar e falar diferente. Acreditamos que o debate cultiva o amor às palavras e às ideias; que semeia líderes nos valores e no exemplo. Num país em que tantas vezes falta cultura de diálogo, acreditamos que o debate pode mudar um país. Porque não muda só quem debate, mas também aqueles que debatem com quem debate.”. Essa é a missão do Conselho Nacional de Debates Universitários (CNADU) de Portugal, da qual a Sociedade de Debates da UFRN (SdD UFRN) compartilha. Apesar de já se registrarem no Brasil sociedade de debates desde 2010, o movimento do debate competitivo nacional ainda é incipiente em comparação com outros países. Tal pode ser comprovado pela ausência de debatedores e adjudicadores brasileiros nas principais competições de debate em nível mundial, como o World Universities Debating Championship (WUDC). Visando a mudar essa realidade, a Sociedade de Debates da UFRN, que teve origem em 2012 como um grupo de estudos em argumentação, oratória e retórica no âmbito do curso de direito, está atualmente passando por uma reestruturação em busca da excelência no debate, tendo como objetivo último fomentar o movimento do debate competitivo nacional através da criação de um circuito nacional de debates.
 
Como parte de um plano de ação trifásico para reformulação da SOCIEDADE DE DEBATES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE de modo a alcançar a excelência no debate competitivo, o foco do projeto durante os próximos três meses será a realização de formações. Assim sendo, serão abordados desde técnicas de debate até temas cujo conhecimento é imprescindível a um bom debatedor, tais como: Filosofia Moral; Relações Internacionais; Economia; Feminismo etc. As formações serão abertas à comunidade e ocorrerão, aos sábados pela manhã na UFRN, podendo ocorrer em duas modalidades: a) formações presenciais, ministradas pelo estudante de direito e colaborador do projeto Giovanni Begossi; e b) formações online, ministradas por integrantes de outras sociedades de debates ao redor do mundo (Portugal, Reino Unido etc.). Após cada formação, será realizado um debate no modelo British Parliamentary, utilizado no WUDC e outras competições de grande porte.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*