O Departamento de Turismo (Detur) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN realiza de 21 a 23 de setembro, a 12ª Semana de Turismo da Universidade. Com o tema “Habilidades e competências do turismólogo e sua inserção no mercado de trabalho”, o projeto de extensão acontece no Campus Central de Lagoa Nova e contará com debates, mesas-redondas, painéis, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos.
O evento é aberto ao público e, para participar, o interessado deve se cadastrar no link:http://goo.gl/bLcS4s e efetuar o pagamento da taxa de inscrição (R$ 20 até 16/09, e R$ 30 a partir de 17/09 até 20/09) com a equipe da Universitur (dúvidas, contatar Ana Paula no e-mail anapaulat.universitur@gmail.com).
A Semana de Turismo é um evento consolidado na Universidade e no Rio Grande do Norte, sendo um espaço importante para discussão sobre temas relacionados ao turismo, oferecendo a oportunidade a alunos, pesquisadores e profissionais para perceberem as relações entre as pesquisas acadêmicas e a realidade do mercado.
O evento é uma realização da Detur em parceria com a Coordenação do Curso de Turismo do CCSA e do Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTur) da UFRN e conta com apoio da Prefeitura do Natal, Sindicato Estadual dos Trabalhadores do Ensino Superior (Sintest/RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.
Outras informações podem ser consultadas no (84) 3215-3535 ou nos e-mails: semanaturismoufrn@gmail.com e anapaulat.universitur@gmail.com.
Confira a programação:
1º DIA (21/ 09/ 2016)
VESPERTINO
13h – ABERTURA: Com presença de Maria Arlete Araújo, Dra. (Diretora do CCSA); Luiz Mendes Filho, Dr. (Chefe do DETUR); Wilker Nóbrega, Dr. (Coordenador do PPGTUR); Michel Vieira, Msc. (Coordenador “Pro Tempore” do CORTUR) e Fred Queiroz (Secretário Municipal de Turismo – Natal/ RN)
LOCAL: Auditório da Reitoria da UFRN
DEBATE – “A relação entre turismólogo e o mercado: desafios e oportunidades para a categoria”
DEBATEDORES: Sérgio Leal (UFPE) e Jurema Dantas (UNP)
LOCAL: Auditório da Reitoria da UFRN
COFFE-BREAK: Breve comensalidade com cardápio regional.
LOCAL: Hall de entrada da Reitoria da UFRN
15h30 – PAINEL: O papel da Secretaria Municipal de Turismo no Cenário Natalense.
MINISTRANTE: Christiane Alecrim (SETUR – Natal).
LOCAL: Auditório da Reitoria HORÁRIO: 15H30MIN-16H00
16h – MESA REDONDA 01 – O Turismólogo na Docência – Olhar de Egressos da UFRN
PARTICIPANTES: Leilianne Trindade (PPGTUR/ UFRN), Pâmela Brandão (ADM/ UFRN) e Wagner Costa (IFRN)
MEDIADOOR: Wilker Nóbrega
LOCAL: Auditório da Reitoria da UFRN
2º DIA (22/ 09/ 2016)
MATUTINO
8h às 9h45 – GRUPOS DE TRABALHO
GT 01 – GESTÃO DO TURISMO
SALAS: AUDITÓRIO 01, 02, 03 E 04 (NEPSA 02)
GT 02 – PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO
SALAS: 01, 02 E AUDITÓRIO (NEPSA 01)
10h às 12h – OFICINAS
OFICINA 01 – Modelos e técnicas de elaboração de currículo na área de turismo
SALA: LABORATÓRIO DE TURISMO – B3/ SETOR V
MINISTRANTE: Catiane Lima, Prof.
OFICINA 02 – CANVAS/ SEBRAE – Ferramenta de gestão de seu empreendimento turístico
SALA: AUDITÓRIO 01 (NEPSA 02)
MINISTRANTE: Ricardo Mesquita (Agente Local de Inovação – SEBRAE)
10h às 12h – MINICURSOS
MINICURSO 01 – Geoturismo: do natural ao urbano
SALA: AUDITÓRIO 02 (NEPSA 02)
MINISTRANTE: Marcos Nascimento, Prof.
MINICURSO 02 – Mercado de Eventos: estratégias para inserção.
SALA: AUDITÓRIO 03 (NEPSA 02)
MINISTRANTE: Saulo Gomes, Prof.
VESPERTINO
13h às 14h30 – MESA REDONDA 01 – O turismólogo na Gestão Privada – Olhar de Egressos da UFRN
PARTICIPANTES: Karlo Schneider (Gerente Hotel Aquária), Fabrício Revoredo (Gerente de A&B do Hotel SERHS) e Laize Menezes (Gerente de Charm’s Cerimonial)
COORDENADOR: Lissa Valéria, Prof.
LOCAL: Auditório da Reitoria
15h – PAINEL: O SEBRAE e suas ações de consultoria no Turismo Potiguar
MINISTRANTE: Yves Guerra (ASEBRAE – RN)
LOCAL: Auditório da Reitoria
16h – MESA REDONDA 02 – O Turismólogo na Gestão Pública – Olhar de Egressos da UFRN
PARTICIPANTES: Tiago Cantalice (MEC), Bety Álvares (SEMURB), Pricylla Lopes (Secretária Executiva de Turismo de gravatá – PE) e Ayllana Borges (Secretária de Turismo de Sítio Novo – RN).
COORDENADOR: Carlos Alberto, Prof.
LOCAL: Auditório da Reitoria.
3º DIA (23/ 09/ 2016)
VESPERTINO
14h às 17h – GINCANA + CONFRATERNIZAÇÃO PELO “DIA DO TURISMO”
LOCAL: CALÇADÃO E FAIXA DE AREIA DA PRAIA DE PONTA NEGRA (PIER EM FRENTE AO ASTRAL SUCOS)
0 Comments