Anastácia Vaz
Iniciativa proporciona melhoria na gestão da rede hoteleira da cidade |
Por Jeferson Rocha
Hotéis de Natal estão recebendo consultoria gratuita de estudantes do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A iniciativa proporciona uma melhoria na gestão da rede hoteleira da cidade e complementa a formação dos universitários.
A ideia surgiu em 2014 quando o professor Michel Vieira, do Departamento de Turismo da UFRN assumiu a disciplina Consultoria Turística, ofertada para alunos do Bacharelado em Turismo, no campus central da universidade. Vieira juntou a experiência enquanto consultor turístico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à oportunidade de levar um pouco de prática ao curso, ampliando as perspectivas dos estudantes: “Muitas vezes, o aluno tem um olhar reducionista de que turismo envolve apenas o operacional e outras áreas e, com o projeto, eles percebem que a consultoria é uma oportunidade ampla”, destaca Michel.
No primeiro semestre de 2016, 22 alunos se envolveram na atividade que prestou consultoria para dois hotéis de Natal. Segundo a aluna Erika Alves, do 7º período do Curso de Turismo, é uma oportunidade de praticar o que se vê em sala de aula. “Como a consultoria é uma atividade especial que eu quero seguir, então, ter esse convívio e praticar o que eu vi em sala, é muito implorante”, afirma.
Todo o processo é acompanhado de perto pelo professor Vieira que avalia cada passo dos alunos, desde a elaboração dos questionários até a prática, como registra o estudante Andrey Pessoa, 7º período de Turismo. “A gente tem um contato maior com o mercado de trabalho e pode perceber o que um consultor faz, sempre sob orientação de um profissional capacitado, como nosso professor”, declara.
Anastácia Vaz
Alunos fazem imersão nos estabelecimentos para avaliação de temas operacionais até a infraestrutura
|
Em Prática
Antes da pesquisa de campo, os alunos estudam teorias que abordam os conceitos básicos de consultoria e suas áreas de atuação, além de dilemas e perfil do consultor. A ação se complementa com o contato direto com profissionais que normalmente são ex-alunos de Turismo da universidade.
Em seguida, estuda-se um questionário que é utilizado para embasar o processo prático. Inspirado no Programa de Qualidade em Meios de Hospedagem do Sebrae, o instrumento de pesquisa contém 100 itens que analisam desde temas operacionais até a infraestrutura.
Depois disso, se inicia a parte prática com a escolha dos hotéis e contato com os gestores. Após aprovação, os alunos fazem uma imersão nos estabelecimentos para avaliação dos itens definidos em sala de aula e elaboração de relatório com apoio do professor e colegas de turma.
Ao final de todo o processo, os resultados são apresentados às empresas. Com isso, os alunos experimentam a melhor forma de relacionamento dos consultores com seus clientes e os empresários têm acesso ao relatório, que é entregue em formato impresso e digital.
Além de ajudar na formação dos estudantes, a consultoria também auxilia no desenvolvimento das empresas locais e do turismo. “Esse trabalho é muito importante e mostrou os defeitos que uma pessoa só não consegue observar. Eu, sozinho, levaria uns três meses para achar os problemas e consertar as coisas que estão apontadas”, destaca Paulo Eduardo, diretor do Monza Palace Hotel.
Jeferson Rocha
Ao final de todo o processo, equipe apresenta os resultados às empresas |
Dimas Marciniak, encarregado de reservas do Soleil Garbus Hotel, explica que a equipe da universidade teve um outro olhar sobre a empresa. “O trabalho apresentado foi muito proveitoso para que confirmássemos a necessidade e a importância de melhorias que já tínhamos em pauta, assim como o grau de prioridade de cada uma. O estudo também nos mostrou alguns pontos que ainda não estavam em nossa programação”, registra.
O maior desafio da iniciativa é manter a qualidade da consultoria e propor alterações que possam ser atendidas pelos empresários. “O mais difícil foi propor melhorias que fossem possíveis de ser realizadas no hotel, algo mais ‘pé no chão’ que fosse trazer melhorias reais para o empreendimento”, conta o aluno Andrey Pessoa.
Para o professor Michel Vieira, a atividade ajuda o aluno a ter um olhar mais amplo com um trabalho interdisciplinar. “Ele vai ter conhecimento de outras disciplinas, sistematizar na consultoria e levar para o mercado. Os estudantes gostam muito porque a maioria está no fim do curso e, com a atividade, começam a ter uma perspectiva do mercado
0 Comments