[ESPECIAL] Pesquisa aponta que visão e tato são os sentidos que mais influenciam comportamento do consumidor

Fotos: Anastácia Vaz

Visão e o tato são os sentidos que mais
influenciam no processo de compra

Por Jeferson Rocha

Você já parou para pensar o que pode lhe influenciar na escolha de um produto na hora de comprar? Muita gente não percebe, mas os nossos sentidos influenciam bastante na escolha dos produtos que costumamos adquirir. Pensando nisso, o recém-graduado em Administração pela UFRN, Leandro Souza desenvolveu a pesquisa “A influência dos cinco sentidos no processo de decisão de compra no varejo supermercadista em Natal/RN” sobre o comportamento dos consumidores potiguares e a influência dos sentidos audição, olfato, paladar, tato e visão. 

O trabalho é um dos primeiros a tratar da influência dos elementos psicofisiológicos sobre os consumidores e faz uma análise além dos fatores do “Composto Mercadológico” (produto; preço; promoção e propaganda; praça; instalações e equipamentos; atendimento e serviços). Para a professora-orientadora Dr.ª Ana Patrícia Leite, a pesquisa tem uma grande relevância para os estudos em administração: “Pesquisamos uma área que ainda carece de muita bibliografia e, quando se trata de estudos de marketing, a gente precisa de mais pesquisas sobre o comportamento do consumidor, principalmente os que trabalham a questão sensorial, que são muito raros”, registra.

A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2015 em três fases. Na primeira, foi realizada uma consulta online com consumidores que apontou, por exemplo, que as mulheres são maioria e não são apenas responsáveis pelas compras, como também são financiadoras. Além disso, apontou, também, que a maioria dos consumidores pertence à classe C1, se deslocam para os supermercados de carro e gastam, em média, de 30 minutos a 1 hora nas compras.

PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFRN

Ana Patrícia Leite: área ainda carece de muita
bibliografia e mais pesquisas sobre
comportamento 
do consumidor

Na segunda fase, o pesquisador entrevistou gestores de dois supermercados da capital para descobrir quais as estratégias de marketing que envolvem seus consumidores e como utilizam o marketing sensorial. Em seguida, foi realizado um estudo observacional,no espaço das lojas, para identificar como as empresas aplicam as estratégias de marketing, e como os clientes reagem a essas estratégias.

SENTIDOS
Após análise dos dados, o pesquisador Leandro Souza percebeu que a visão e o tato são os sentidos que mais influenciam no processo de compra. “Os clientes têm esse hábito de pegar no produto e, além disso, as empresas deixam os produtos mais à mostra justamente para que o cliente possa ver e acessar o produto mais fácil, verificar qualidade e fazer a compra”, destaca Leandro Souza.

Apesar disso, os outros sentidos não podem ser excluídos. O olfativo, por exemplo, é um forte motivador de decisão de compra, pois os clientes exigem uma satisfação não só com relação à qualidade do produto, mas também de toda a loja. O aroma percebido no ambiente, também, corresponde a um fator de qualidade, pois os consumidores esperam encontrar um espaço limpo, organizado e agradável, onde o cheiro pode definir todas essas sensações, mesmo que o ambiente não esteja perfeitamente aconchegante.

Sobre os sons, a pesquisa mostrou que os consumidores captam com alta frequência as músicas que tocam no ambiente do supermercado e podem influenciar no ritmo de compra. “Uma música agitada, por exemplo, faz com que você acelere o passo para conseguir comprar logo, ir ao caixa e voltar pra casa”, explica Leandro.

O estudo ainda apontou que o paladar foi considerado um importante elemento cognitivo de avaliação de qualidade, podendo estimular o consumo. No entanto, os supermercados não disponibilizam de grandes serviços de degustação, ficando, muitas vezes, a cargo de fabricantes e fornecedores quando necessitam divulgar um novo produto. Além disso, apenas alguns itens de padaria são ofertados para que os clientes degustem, mas numa frequência normalmente inferior à esperada pelos consumidores.


Pesquisa de Leandro Souza foi escolhida como
a melhor monografia do Bacharelado em Ciências
Administrativas no segundo semestre de 2015

Como forma de registrar esses dados e dar embasamento ao que foi percebido, o pesquisador disponibilizou, em seu trabalho, uma série de fotos que mostram os hábitos de consumidores (anônimos) dentro dos supermercados avaliados, como o contato direto com os produtos através do tato e as degustações olfativas.

INCONSCIENTE
Segundo Leandro Souza, a relação de consumo avaliada no trabalho aponta que os clientes agem sem perceber a influência da maioria das ações de marketing nos supermercados. “Ele vê que o produto está com bom aspecto, mas não percebe que a empresa está fazendo isso para eles comprarem”, destaca.

Para o pesquisador, os clientes normalmente não têm esse conhecimento científico e compram por simples necessidade, não entendem a dimensão do que a empresa está fazendo para que ele compre. Porém, quem pesquisa consegue identificar, com facilidade, ferramentas de marketing como a disposição das mercadorias no ambiente da loja e até prateleiras que facilitam o acesso dos clientes aos produtos, por exemplo.

ENTRE OS MELHORES
A pesquisa foi apresentada como Trabalho de Conclusão do Curso Bacharelado em Ciências Administrativas no segundo semestre de 2015 e foi escolhido pela coordenação do curso como a melhor monografia produzida naquele semestre. O pesquisador Leandro Souza e a professora-orientadora,  Ana Patrícia Leite receberam certificado emitido pela direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN) em uma cerimônia realizada no último dia 19 de abril, no auditório da Reitoria da Universidade.

(Produção em parceria com a Agência de Comunicação da UFRN- Agecom).

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*