Torneio Anual de Debates da UFRN começa nesta quinta-feira (19)

O projeto de Extensão Sociedade de Debates (SDD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza de 19 a 21 de maio, a segunda edição do Torneio Anual de Debates. A abertura acontece na quinta-feira (19), a partir das 19h, no Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa).

A programação será iniciada com a palestra “O papel da argumentação e da oratória exercida pelas Sociedades de Debates no âmbito jurídico” com o professor Dr. Cândido de Albuquerque, Coordenador da Sociedade de Debates da Universidade Federal do Ceará (UFC), e o advogado Rodrigo Medeiros, membro fundador da Sociedade de Debates da UFRN.

O evento é gratuito, e as inscrições serão feitas a partir das 18h no local do evento. Outras informações podem ser consultadas através do e-mail nsdufrn@gmail.com, ou ainda na FanPage da SDD: www.facebook.com/sddufrn.

DEBATES
O projeto surgiu em 2013 a partir da identificação da necessidade de se aperfeiçoar a oratória, retórica e argumentação de forma mais consistente no curso, pelo professor Luciano Athayde do Departamento de Direito Processual e Propedêutica (Depro) e alguns alunos do curso de direito da UFRN. Atualmente, além do professor, doze alunos do bacharelado em direito da Universidade participam da organização das atividades da SDD que incluem treinos e torneios de debate.

A organização dos debates é inspirada no modelo parlamentarista que envolve o embate de ideias entre duas equipes, que buscam a persuasão de seus ouvintes. Na UFRN, os temas dos debates são diversos e se dividem em três grupos: temas retóricos, temas políticos e temas históricos, que são sorteados na hora, e ofertados dez minutos de pesquisa sobre o tema sorteado para cada equipe. Além do tema, os debatedores, a composição das equipes de três pessoas, e a posição em relação ao tema, se a favor ou contrário ao tema, são sorteados minutos antes do debate.

Em cada equipe, há o primeiro ministro (líder) do governo e da oposição que possui um minuto a mais de fala que os primeiros e os segundos deputados do governo e da oposição de acordo com o modelo parlamentarista britânico de debates. A ida para cada debate treino confere um certificado com horas de extensão para os participantes.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*