Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão participando junto com um grupo de bispos, padres e pessoas ligadas às pastorais sociais, organizações da sociedade civil e do governo federal, da viagem da “Caravana Socioambiental” em visita às obras de integração das bacias do Rio São Francisco, que começou na última segunda-feira 29 de fevereiro a segue até dia 3 de março.
Participam da caravana, Lucia Maranhão, coordenadora de organização e digitalização do Núcleo Temático da Seca (Nut-Seca) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), as professoras Magda Guilhermino, da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e Rebeca Lunna do Departamento de Geografia do Centro Regional de Ensino Superior (Ceres) de Caicó.
A Universidade atua em ações como esta desde a década de 1980 com a criação do Projeto Rio Grande do Norte (PRN) e segue até os dias de hoje através de grupos de pesquisa e do Nut-Seca, que tem o maior acervo do Norte-nordeste sobre o tema. Esse núcleo foi criado pela professora Tereza Aranha, que participou de ações de pesquisa e combate à seca antes mesmo de entrar para a UFRN, quando acompanhou os primeiros movimentos organizados pela Arquidiocese de Natal e Escola de Serviço Social, para tratar das questões sociais advindas do fenômeno da “seca”.
Para Lúcia Maranhão, a presença da UFRN nessa caravana contribui para o desenvolvimento de pesquisas: “Nós estamos conhecendo a realidade de um projeto que começou a ser discutido em 1847 e, ao mesmo tempo, fazendo contatos para ampliar os trabalhos sobre o tema no âmbito da Universidade, além de buscar enriquecer o acervo do Nut-Seca”, destaca.
CARAVANA
O grupo já passou pela Barragem Armando Ribeiro, no município de Itajá (RN), Jucurutu (RN) onde houve conversa com as famílias atingidas pela construção Barragem Oiticica, Cajazeiras (PB), Barragem Engenheiro Ávidos (conhecido como Boqueirão), no município de São José de Piranhas (PB) – um dos reservatórios que receberá as águas do Velho Chico, Açude Jati e o Canal Eixo Norte , no município de Jati (CE).
Nesta quarta-feira, a caravana visitará o escritório do Ministério na cidade de Salgueiro (PE), onde conversarão com representantes da pasta sobre o Projeto da Integração das Bacias. Nesse mesmo dia, visitarão a Estação de Bombeamento da água do Velho Chico, em Salgueiro. No final da tarde, irão ao Rio São Francisco, onde acontecerá uma celebração.
A viagem termina na manhã do dia 3, com uma missa na Catedral, na cidade de Salgueiro, e um momento de diálogo com representantes da sociedade civil, órgãos públicos, envolvidos com o Projeto de Integração das Bacias e representantes do assentamento Baixa Verde (de Jati-CE) e de uma comunidade Quilombola, de Salgueiro (PE).
NUT-SECA
O Núcleo Temático da Seca e do Semiárido do RN é um centro de documentação especializada que, tem por objetivo estudar as consequências físicas, sociais, econômicas e políticas do fenômeno seca, priorizando, como objeto de estudo, o pequeno produtor.
O Núcleo dispõe de diversas fontes de informação como jornais, livros, documentários, fotografias, mapas, catálogos temáticos, entre outros, que servem de suporte bibliográfico e documental para estudiosos e pesquisadores com interesse na história dessa problemática do RN.
A unidade foi institucionalizada como órgão suplementar pertencente ao CCSA/UFRN em 17 de fevereiro de 1995, de acordo com a portaria nº. 001/95-R. .Outras informações podem ser consultadas no site www.ccsa.ufrn.br/nutseca
0 Comments