Nut-Seca recebe scanner planetário

O Núcleo Temático da Seca e do Semiárido do Rio Grande do Norte, órgão da UFRN ligado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) recebeu no final do mês de março, um scanner planetário do modelo Scan Master 2 da SMA Eletronic Document. O aparelho foi adquirido pelo CCSA através do projeto Pró-equipamentos da Capes e deverá contribuir para que o acervo possa ser totalmente digitalizado e disponibilizado na internet para pesquisadores em todo o mundo.

A equipe do núcleo passou por treinamento nos últimos dias 31/03 e 01/04 com técnicos da fábrica alemã e representantes brasileiros da empresa que vieram instalar e demonstrar as funções de hardware e software do aparelho.

Para Lúcia Maranhão, coordenadora da informatização do acervo do Nut-Seca, o novo scanner deve facilitar os trabalhos da equipe: “Com esse scanner, pretendemos agilizar o processo de digitalização desses documentos, pois há mais de cinco anos nós estamos trabalhando em coleções como Carnaúba e baixo Açu”, destaca.

As coleções do Nut-Seca podem ser consultadas pessoalmente no prédio que fica situado em frente ao Setor I (próximo ao centro de convivências da UFRN) ou pela internet através do site www.ccsa.ufrn.br/nutseca, onde está disponível cerca de 10% do acervo do núcleo.

NUT-SECA
O Núcleo Temático da Seca e do Semiárido do RN é um centro de documentação especializada que desde seu início, em 1980, teve por objetivo estudar as consequências físicas, sociais, econômicas e políticas do fenômeno seca, priorizando, como objeto de estudo, o pequeno produtor.

O núcleo dispõe de diversas fontes de informação como jornais, livros, documentários, fotografias, mapas, catálogos temáticos, entre outros, que servem de suporte bibliográfico e documental para estudiosos e pesquisadores com interesse na história dessa problemática do RN. A unidade foi institucionalizada como órgão suplementar pertencente ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 1992.

Por Asscom-NAD/CCSA-UFRN em 02/04/2014

Fotos: JEFERSON ROCHA

 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*