Em 2015, alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram consultorias em Marketing em cinco empresas de panificação da capital potiguar e também para o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, da Casa da Indústria do RN.
O projeto proporcionou ensino, pesquisa e extensão para 46 alunos da disciplina Marketing I do curso de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN. Divididos em seis grupos de consultoria, os estudantes participaram do projeto piloto de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning- PBL), durante o segundo semestre de 2015.
Nesse processo, o aluno começa aprendendo a teoria do marketing, depois passa por simulações para perceber as habilidades e relacionar com a teoria e, por último, realiza uma consultoria de marketing em empresas reais e apresenta um relatório que aponta soluções para determinados problemas, construídos com base em estudos já realizados por pesquisadores da área.
Para o aluno Daniel Franco do 4º período de administração e líder de um dos grupos, esse formato de disciplina deve ser ampliado para melhoria da formação do administrador. “Nosso grupo pesquisou as teorias antes de ir a campo, depois fizemos observação e aprendemos na prática sempre com a supervisão dos professores. Acho que deveria ser aplicada no curso todo para integrar as disciplinas, o curso e a profissão”, destaca.
No processo de consultoria, os alunos realizaram entrevistas com os empresários e funcionários, pesquisas com clientes, análises dos ambientes e até realização de visitas ocultas, quando os alunos ainda não apresentados para a empresa, se passam por clientes para perceber detalhes de atendimento e organização dos ambientes.
Segundo a estudante Luana Cunha, esse formato de disciplina também possibilita viver as dificuldades do mercado e aplicar conhecimentos de forma interdisciplinar. “Nós conseguimos viver a realidade, mas com interdisciplinaridade entre marketing e informática, gestão de pessoas, dentre outras, em um campo muito maior de alternativas para resolver problemas. O maior desafio é unir as melhores metodologias para dar o melhor resultado possível para o cliente”, resume.
Aprendizagem Baseada em Problemas
O projeto foi idealizado pelos professores Valéria Araújo e Afrânio Galdino do Depad, com o apoio do IEL e a sensibilidade do Sindicato dos Panificadores e empresas associadas. A ideia surgiu quando os professores participaram de uma capacitação sobre a metodologia PBL em um curso realizado na UFRN e de um curso de formação realizado na Universidade do Minho, em Portugal, ambos em 2013.
A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) tem sido utilizada com sucesso em cursos como medicina, enfermagem, direito e engenharia. No entanto, há poucos registros de utilização desta abordagem para outras áreas.
Essa metodologia de ensino tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências nos estudantes e, paralelamente, oferecer as empresas na área de indústria e varejo, envolvidas no projeto, um diagnóstico avaliativo de sua atuação, identificando pontos fortes e fracos, desencadeando orientações sobre os ajustes necessários e possíveis, para melhoria de resultados.
Para o professor Afrânio Galdino, o projeto representa uma proposta de integração universidade-empresa, sendo uma experiência pioneira com essa formatação no curso de Administração da Universidade. “Nesse processo, há uma inversão do papel do professor que adota tanto a metodologia de casos para ensino que são utilizados na Universidade de Harvard, por exemplo, quanto o PBL, proporcionando aos estudantes o trabalho de pesquisa, a partir das visitas às empresas, o diagnóstico, a elaboração de um plano de ação para melhoria dos resultados organizacionais, dentro de uma proposta em marketing”, destaca.
Por: Jeferson Rocha
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Confira matéria especial veiculada no “Jornal do meio Dia” da 88FM no dia 23/12/2015:
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