Fotos: Jeferson Rocha
Equipe atua na organização e dinamização do acervo das bibliotecas de escolas municipais
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O número de bibliotecas escolares em Natal vem crescendo, mas muitas ainda não possuem uma organização ideal por não contarem com profissionais. Pensando nisso, o professor Pedro Alves Barbosa Neto, do Departamento de Ciência da Informação (DECIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criou um projeto para ajudar a organizar o acervo de duas escolas municipais da zona sul de Natal.
O projeto “Organização de acervos de Bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino de Natal” surgiu a partir da disciplina optativa “Biblioteca Escolar e Formação do Leitor”, ministrada para alunos do Curso de Biblioteconomia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN. A equipe está atuando, desde agosto de 2015, na organização e dinamização do acervo das bibliotecas das Escolas Municipais Professor Carlos Belo Moreno e Professor Antônio Severiano, situadas no bairro Neópolis, zona sul da capital.
A iniciativa utiliza técnicas relacionadas ao tratamento de itens bibliográficos que são aplicadas, desde a catalogação, indexação e classificação de materiais até a implementação de um software automatizado, que favorecerá o processamento técnico da atividade e o empréstimo e devolução de materiais.
Para o coordenador do projeto, professor Pedro Neto, o trabalho vai, de fato, facilitar a gestão do acervo das bibliotecas: “O objetivo é dinamizar o acervo. O aluno pode chegar na biblioteca e se localizar com muita facilidade e o software vai facilitar o registro de empréstimos, que hoje é realizado através de livros de anotações”, explica.
Segundo Rosário de Souza, professora mediadora de leitura da Escola Professor Carlos Belo Moreno, a ajuda veio em boa hora. “O projeto foi uma bênção. Foi como como um prêmio”, ressalta.
Já a professora Marisa Duarte, diretora pedagógica da Escola Professor Carlos Belo Moreno, afirma que o trabalho está contribuindo para que o acervo seja gerenciado com mais facilidade. “Esperamos que o aluno saiba identificar os livros e as professoras tenham fácil acesso. Vai ser melhor para todos”, destaca Marisa.
Para o coordenador do projeto, professor Pedro Neto, o trabalho vai, de fato, facilitar a gestão do acervo das bibliotecas
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Prática
Além da organização do acervo, a iniciativa possibilita que alunos de Ciência da Informação ponham em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, auxiliando na formação profissional. Participam do projeto a aluna Aline Paiva, do 4º período, e Fernanda Costa, 6º período, que estão tendo experiência em uma área pouco explorada pelos profissionais do ramo.
A estudante Fernanda Costa, que ajuda na organização da biblioteca da Escola Municipal Professor Antônio Severiano, com cerca de onze mil livros, afirma que esse estágio é uma oportunidade de experimentar a relação entre a biblioteconomia e a educação. “Todos os bibliotecários deveriam ter um momento de contato no curso para perceber como é importante, porque você está contribuindo para a educação com seu trabalho. Isso faz com que sua visão de mundo seja muito maior”, relata.
Já Aline Paiva, que atua na Escola Municipal Professor Carlos Belo Moreno e está organizando um acervo de aproximadamente três mil livros, acredita que essa é uma experiência que complementa o curso de graduação. “O projeto contribui principalmente para uma perspectiva profissional porque eu já vou ter uma experiência de organização e catalogação, principalmente em biblioteca escolar, proporcionando uma vivência real nessa área”, comenta.
Perspectivas
Além de abrir caminhos para melhoria dos acervos das escolas públicas de Natal, o projeto e a disciplina servem de ponto de partida para que os profissionais que estão em formação possam estar capacitados para atuar em escolas. A iniciativa é baseada na lei federal nº. 12.244/2010, que prevê que todas as escolas do país possuam uma biblioteca com a presença de um profissional bibliotecário até maio de 2020.
Por: Jeferson Rocha
Asscom-CCSA/UFRN com apoio da Agência de Comunicação da UFRN
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Confira reportagem veiculada no programa UFRN é Notícia da Rádio universitária 88,9FM no dia 01/12/2015:
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