Inaugurado novo Departamento de Direito do CCSA

01Na manhã da última sexta-feira, 11, ocorreu o descerramento da placa do Departamento de Direito Processual e Propedêutica (DEPRO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criado no último mês de setembro. Na ocasião, estiveram presentes a reitora Ângela Maria Paiva Cruz, o vice-reitor José Daniel Diniz Melo, a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicada (CCSA), Maria Arlete Duarte Araújo, e a vice-diretora do CCSA, Maria Lussieu da Silva.

O departamento é vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e surgiu do desmembramento do Departamento de Direito Público. “O departamento contempla as matérias de processo bem como as disciplinas teóricas do direito, que são propedêuticas, que inclusive têm características interdisciplinares, visto que serão oferecidas em cursos como os das engenharias, Administração e Contábeis, por exemplo”, explicou o chefe do departamento, José Orlando Ribeiro Rosário. A Vice-chefia será ocupada pela professora Patrícia Borba Vilar Guimarães.

O professor Ricardo Tinôco, representando o corpo docente do novo departamento, ratificou a necessidade da nova unidade: “a sociedade do novo milênio requer um direito que sirva à emancipação das pessoas e ao autonomismo do cidadão. Isso passa por uma teoria do processo, por um direito processual mais abrangente. No DEPRO, encontramos o espaço específico e adequado a esse projeto”.

Inicialmente, o departamento conta com 17 professores efetivos e quatro técnico-administrativos no corpo funcional. Na entrada das instalações do Departamento de Direito Processual e Propedêutica estão afixadas as três placas: a primeira fala sobre a instalação do DEPRO; a segunda relata um breve histórico de como se deu a criação; e a última contém a relação dos professores e servidores fundadores do Departamento.

Fonte: Agecom-UFRN
Foto: Anastácia Vaz/Agecom-UFRN

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*