Veja a lista das melhores monografias do CCSA 2014-2

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CCSA-UFRN) realizou, na noite de ontem (3), a premiação das melhores monografias produzidas em 2014.2 por alunos de graduação do Centro.

Confira a lista:

ADMINISTRAÇÃO

1º lugar – Melhor Monografia: “Análise e delineamento da estrutura organizacional da UFRN: um estudo de caso nas Secretarias, Superintendências e Unidades Suplementares”.
Autor: Viviane Cândida Gonçalves e orientação de Leandro Trigueiro Fernandes.

2º lugar – Menção Honrosa: “Comprometimento organizacional: um estudo de caso na UFRN”.
Autor: Vanessa Costa Dourado e orientação Leandro Trigueiro Fernandes.

3º lugar – Menção Honrosa: “Uma análise comparativa dos sistema de informação do almoxarifado de duas instituições federais de ensino”.
Autor: Willany Caroliny Tavares Batista e orientação de Anatália Saraiva Martins Ramos.

BIBLIOTECONOMIA

1º lugar – Melhor Monografia: “O livro acessível: um auxiliar no acesso à informação para deficientes visuais”
Autora: Aline Karoline da Silva Araújo e orientação de Jacqueline de Araújo Cunha.

2º lugar – Menção Honrosa: “Periódicos científicos eletrônicos: o fazer do editor”
Autora: Mona Lisa Silva e orientação de Jacqueline de Araújo Cunha.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1º lugar – Melhor Monografia: “Disclosure de itens ambientais em empresas de alto impacto: análise das indústrias siderúrgicas registradas na BM&F BOVESPA”
Autora: Cecília Maria Medeiros Dantas De Melo e orientação de M.Sc. Daniele Da Rocha Carvalho.

2º lugar – Menção Honrosa: – “Problem-Based-Learning (PBL) nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) de Natal/RN”
Autor: Égon José Mateus Celestino e orientação de Dra. Aneide Oliveira Araújo.

3º lugar – Menção Honrosa: “Fatores determinantes do endividamento dos clubes de futebol do Brasil’
Autora: Maria Alice Alves da Costa e orientação de Dr. Alexandro Barbosa”.

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

1º lugar – Melhor Monografia: “Análise comparada da estrutura produtiva da Finlândia e da Grécia para o ano de 2007: uma abordagem insumo-produto”
Autor: Daniel Silva Gomes de Araújo e orientação de Fabrício Pitombo Leite.

2º lugar – Menção Honrosa: “As contas externas do Brasil no período 2000-2013: melhora estrutural”
Autor: Alexandre Tomaz do Nascimento e orientação de José Alderir da Silva.

3º lugar – Menção Honrosa: “O processo de implantação da terceirização na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Notas introdutórias”
Autor: Petrus Gonçalves Saldanha e orientação deFrancisco Wellington Duarte.

3º lugar – Menção Honrosa: “Preservação da memória através da fotografia e sua disseminação para a comunidade universitária: o caso da AGECOM/UFRN”

Autora: Rafaela Caroline Galdência de Moura e orientação de Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo.

DIREITO

1º lugar – Melhor Monografia: “A justiça gratuita pós-constituição de 1988: perfil jusfilosófico e conformação dos seus pressupostos”, de Victor Marinho Fernandes de Freitas e orientação de Marcus Aurélio de Freitas Barros.

2º lugar – Menção Honrosa: – “Teoria concorrencial do setor upstream da indústria do petróleo: de lobato ao pré-sal”, de Sânzia Mirelly da Costa Guedes e orientação de Mariana de Siqueira.

3º lugar – Menção Honrosa: “É possível controlar a pintura? As dimensões argumentativa e hermenêutica da fundamentação das decisões judiciais no novo código de processo civil”, de Túlio de Medeiros Jales e orientação de Anderson Souza da Silva Lanzillo.

SERVIÇO SOCIAL

1º lugar – Melhor Monografia: “’Eu quero é botar meu bloco na rua!’ A organização do Movimento Nacional de População de Rua em Natal: trajetória, lutas e desafios”.
Autor: Floriza Soares Bezerra e orientação de Silvana Mara Morais dos Santos.

2º lugar – Menção Honrosa: “As tendências da perspectiva crítica postas pelos(as) discentes na formação profissional em Serviço Social da UFRN”.
Autor: PRISCILLA GRACIA NASCIMENTO DE BRITO e orientação de Eliana Andrade Da Silva.

3º lugar – Menção Honrosa: “As condições essenciais para a efetivação dos serviços substitutivos de saúde mental: reflexões sobre a realidade dos centros de atenção psicossocial e residências terapêuticas”.
Autor: Maria Ana Alice Maciel e orientação de Maria Dalva Horácio Da Costa.

TURISMO

1º lugar – Melhor Monografia: “A violência registrada contra turistas: estudo de caso na Delegacia Especializada de Assistência ao Turista em Natal/RN (2003-2013)”, de Karoline Gibson Lopes Socas e orientação de Renata Mayara Moreira de Lima.

2º lugar – Menção Honrosa: “Modelo Irridex de Doxey: percepção dos moradores de Nísia Floresta/RN e o desenvolvimento do turismo local”, de Vanessa Guimarães Floro e orientação de Lissa Valéria Fernandes Ferreira.

3º lugar – Menção Honrosa: A importância dos eventos para as cidades interioranas: estudo de caso em Lagoa Salgada/RN, de Elizane Do Nascimento e orientação de Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto.