Na edição especial de 15 anos do evento, mais de 400 estudantes se dividirão em 9 comitês
Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizam nesta semana a 15ª edição da SOI – Simulação de Organizações Internacionais. A solenidade de abertura ocorrerá nesta quarta-feira, 30 de setembro, às 19h, no Auditório do Hotel Rifóles, em Ponta Negra. O evento, que será aberto ao público, contará com a ilustre presença do Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Monaco, que falará sobre os direitos das crianças e as Organizações Internacionais: ONU e Conferência da Haia de Direito Internacional Privado.
Ao longo desses quinze anos de história, a SOI cresceu e se consolidou como a maior simulação do país. Esse ano, o evento contará com a participação de mais de 400 estudantes, universitários e secundaristas, dos mais diversos cursos e origens, que poderão escolher um dentre os nove comitês temáticos, sendo três deles voltados para o Ensino Médio.
Os delegados universitários estarão divididos entre os comitês: o Comitê de Imprensa Internacional, voltado aos alunos de Comunicação Social; a ONU Mulheres, inédito na história da SOI, com ênfase na questão da mulher; a UNPO que irá dar voz aos povos e nações tradicionalmente excluídos dos grandes fóruns internacionais; o PARLASUL, primeiro comitê futurista da SOI universitária, cujo foco de debates será num âmbito regional; o TPI trará o julgamento do caso “Procurador vs. Bashar Al-Assad”, sendo o comitê de teor jurídico dessa edição; e o UNSC será simulado em dupla e no idioma inglês.
Os alunos do Ensino Médio, por sua vez, irão participar nas organizações: a Corte Internacional de Justiça (CIJ); o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC); e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o qual irá ocorrer em 2020. A Mini SOI, que sempre trabalha aliando o Direito Internacional e as Relações Internacionais aos estudos de sala de aula, aproxima os estudantes do Ensino Médio da realidade universitária, além de dar a eles a oportunidade de conhecer, analisar e debater culturas, realidades e situações com as quais talvez não tenham contato normalmente.
Ao longo do ano, mais de oitenta alunos estiveram envolvidos na organização do evento. O Secretário-geral da XV SOI, José Serafim da Costa Neto, está com as melhores expectativas para o evento. “Nesta edição comemorativa todos os organizadores estão dispostos a dar o seu máximo para torná-la a melhor possível”, disse. A simulação ocorrerá no campus da UFRN de 01 a 03 de outubro, com encerramento oficial previsto às 19h do sábado no Auditório da Reitoria.
Entendendo a SOI
Os Modelos de Organizações Internacionais têm sido realizados por todo o mundo, tornando tais fóruns de debate cada vez mais conhecidas pela sociedade. Nesse tipo de atividade acadêmica, os estudantes, divididos em comitês temáticos, debatem assuntos centrais da agenda internacional, como direitos humanos, segurança, economia, desigualdade e meio-ambiente.
Os participantes agem como se fossem diplomatas, chefes de Estados, juízes, dentre outras funções, simulando os processos de negociação e decisão que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais.
No Brasil, esse crescimento foi constituído pela consolidação de modelos em várias cidades, como, por exemplo, o MUNDI, em João Pessoa; o AMUN, em Brasília; o TEMAS, em Belo Horizonte; o UFRGSMUN, em Porto Alegre; a SONU, em Fortaleza. Assim como os demais modelos de organizações internacionais, tem uma importante função político-pedagógica, na medida em que possibilita a integração de estudantes em um ambiente de negociação – seja de consenso ou de conflito – em que poderão desenvolver suas habilidades de oratória, diálogo e disciplina, além de passar a melhor compreender os acontecimentos da nossa realidade e refletir sobre os rumos das sociedades.
A SOI foi desenvolvida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN, numa iniciativa pioneira em todo Norte-Nordeste. A Simulação de Organizações Internacionais já obteve grande sucesso junto aos universitários do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil e vem despertando o interesse da sociedade natalense, aumentando o conhecimento sobre questões relevantes do mundo contemporâneo.
Maria Clara Medeiros
Assessora do Secretariado
XV Simulação de Organizações Internacionais
0 Comments