Mesas redondas debatem a relação da mídia com o poder e a Democracia

Professores discutem a relação da mídia com a democracia. Foto: Brena Queiroz

Professores discutem a relação da mídia com a democracia. Foto: Brena Queiroz

Aconteceu na manhã de hoje, no Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), a mesa redonda “As tecnologias da informação e comunicação, o poder e a Democracia!” que faz parte da programação do XX Seminário de Pesquisa do CCSA. A Mesa foi coordenada pela doutoranda em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Sylvana Kelly, e teve como objetivo o debate sobre a relação entre comunicação e poder na formação da Democracia.

Um dos debatedores, o professor Dr. Homero Costa, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRN, destacou que atualmente existe partidarização da mídia, onde as informações são repassadas sem isenção e tomando parte de algum grupo. “ A mídia é hegemônica, e é considerada como cão de guarda, e se comporta como partido, registrou Homero.

O outro debatedor, o Professor do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da UFRN e doutorando do PPGCS, Antonino Condrelli, apresentou um panorama da luta pela regulamentação e democratização da mídia no Brasil. Ele elencou pontos necessários para a regulamentação dos meios de comunicação no país, como revisão das regras de concessão pública para rádio e TV, criação de normas para resguardar a voz do público, e assim, realmente democratizar o acesso a produção de conteúdos das mídias no país,e por último a criação de um Conselho Federal de Comunicação.

O debate sobre a relação da mídia e o poder continua no próximo dia 7 de maio, a partir das 15h30 no Auditório do NEPSA, com a mesa redonda “Mídia, poder e sociedade” com a participação professor titular da UFRN Durval Muniz e o professor Dr. Gilmar Santana (PPGCS/ UFRN), com a coordenação de doutoranda em Ciências Sociais, Sylvana Kelly.

 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*