
Docentes e servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram eleitos para representar a instituição na 2° Conferência Nacional de Arquivos (2° CNARQ). O evento, que acontecerá em Brasília entre os dias 26 e 28 de maio de 2026, reunirá pesquisadores e gestores da área arquivística para discutir políticas públicas, preservação documental e gestão da informação no país.
A delegação da UFRN será formada pelos professores Patrícia Macêdo e Pedro Alves Barbosa Neto, do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); por Carmen Alveal, do Departamento de História; e por Sthone Arruda, chefe da Coordenadoria de Gestão da Informação. A arquivista Maria Eduarda Santos, do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), foi eleita suplente.
A participação dos representantes reforça a presença da UFRN nos debates nacionais sobre a preservação da memória, acesso à informação e políticas arquivísticas. A conferência reúne instituições de diferentes estados brasileiros para discutir desafios e perspectivas da área, além de contribuir para a formulação de propostas voltadas ao fortalecimento dos arquivos públicos e institucionais.
A 2° CNARQ busca ampliar o diálogo entre universidades, órgãos públicos e profissionais da informação, promovendo discussões sobre transparência, patrimônio documental e transformação digital nos acervos arquivísticos.
0 Comments