No dia 12 de junho, a vice-diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), Pamela Brandão, participou da reunião com o Movimento Articulado de Combate à Corrupção no Estado do Rio Grande do Norte (Marcco-RN), realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O encontro teve como objetivo debater a reativação do Observatório Social (OS) em Natal.
Desativado em Natal desde à pandemia do Covid-19, o Observatório Social monitora e faz o controle da gestão pública, além da disseminação de ferramentas de educação fiscal e de inserção da micro e pequena empresa na lista de fornecedores das prefeituras municipais.
A OS em Natal faz parte da Organização Social do Brasil (OSB), ONG sem fins lucrativos, com colaboração de mais de 3.500 voluntários, presentes em 17 estados e 150 municípios. Tem como foco, observar e controlar os gastos públicos, em prol de evitar desvios e corrupções em órgãos governamentais, prestando contas à sociedade.
A reunião discutiu sobre a importância do projeto e a necessidade do retorno da OS na capital potiguar. A presença da ONG no estado abre espaço para participação de profissionais e estudantes, colaborando com a justiça social, envolvendo a Universidade em ações de cidadania fiscal. No momento, a vice-diretora do CCSA, Pamela Brandão, ressaltou a forte aderência entre as linhas de atuação do Observatório Social e os projetos desenvolvidos no CCSA, principalmente nos cursos de Administração Pública, Ciências Contábeis e Direito.
Além da presença da coordenação do CCSA, participaram também, o reitor da UFRN em atividade, Henio Ferreira de Miranda; a ouvidora da UFRN, Maria das Vitórias Sá; a diretora executiva da OSB, Roni Enara; a coordenadora do Marcco, Rachel Urbano Ribeiro; o secretário de Governança Institucional (SGI/UFRN), Severino Cesário de Lima; o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU/RN), José Neto; o ex-coordenador da Marcco, Carlos José Cavalcanti; o auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), Cézar Belarmino; o chefe de gabinete do Ministério Público de Contas RN, Benício de Sá e a diretora do Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN), Lindijane Almeida.
Ao fim do debate, foi definido um núcleo para solucionar questões burocráticas e receber a participação da OSB para reinaugurar a presença do OS em Natal, nos próximos meses. Pamela Brandão fará parte da equipe responsável pelo processo de reativação do projeto, fortalecendo a união entre Universidade, sociedade civil e órgãos de controle na promoção da transparência e cidadania.
0 Comments