O projeto de extensão “Visual Law: técnicas de design em documentos jurídicos”, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão de Processos Institucionais, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN (CCHLA/UFRN), concebeu a realização de um e-book. O livro objetiva revelar a importância do design na apresentação de documentos jurídicos e mostrar como a combinação de texto e elementos gráficos pode melhorar a clareza, a eficácia e a experiência do cliente.
O Visual Law consiste na aplicação de elementos visuais para tornar informações jurídicas mais acessíveis e compreensíveis, especialmente para quem não é especialista. Segundo o professor José Guilherme Santa Rosa, do Departamento de Design (DDGN/UFRN), e a professora Patrícia Borba Vilar Guimarães, do PPGPI, coordenadores do projeto, o trabalho surgiu na dissertação de mestrado em Gestão de Processos Institucionais, do pós-graduando Antônio Vicelmo Alencar Pereira.
Para averiguar a respeito da compreensão do público, os pesquisadores apresentaram um documento jurídico original e o mesmo documento redesenhado através do Visual Law para funcionários terceirizados do TRT/RN. Foi verificado o tempo destinado para a leitura, além da aplicação de um questionário para atestar o nível de compreensão e conforto dos leitores.
Após esses testes, verificou-se que os leitores tiveram um nível maior de compreensão ao utilizarem o documento com Visual Law, que foi redesenhado por um profissional capacitado com base na leitura do e-book produzido pelo projeto. De acordo com Guilherme Santa Rosa, o próximo passo será replicar a pesquisa utilizando uma tecnologia de rastreamento do movimento ocular para obter resultados mais precisos.
Em depoimento à Assessoria de Comunicação da UFRN, Antônio Vicelmo explica que foram feitas várias análises para desenvolver um documento elaborado e visualmente atrativo. “Tem muita gente que acha que para escrever um texto em visual law, por exemplo, é só encher o texto de imagens, de ícones, de desenhos, de marcações, e não é isso, tem que ter todo um estudo para aplicar os elementos corretos no lugar certo, da forma correta, porque às vezes você pinta o documento, enche de figuras e tudo, mas aquilo não melhora em nada a visibilidade, então tem que entender as técnicas de design”, comenta.
O e-book pode ser acessado na página do PPGGPI.
0 Comments