CCSA realiza nova exibição de curtas potiguares

Na próxima quarta-feira, 21, o Cine CCSA, projeto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN (CCSA/UFRN), realiza nova exibição gratuita de filmes aberta para toda a comunidade, intitulada Mostra Trilogia do Reduto. Em parceria com a Cooperativa Cultural, o evento acontece no Auditório do Nepsa I, a partir das 17h. 

Com inclusão de LSE (legendagem para surdos e ensurdecidos), a mostra da Trilogia Poética do Reduto aborda três curtas metragens potiguares, dirigidos, fotografados e roteirizados pela documentarista Mônica Mac Dowell. O primeiro a ser exibido é “A Rosa de Aroeira” (2020), que retrata a força de quatro mulheres do Reduto, no Rio Grande do Norte, cujas vidas se entrelaçam entre o trabalho no campo, a casa de farinha e as rendas de labirinto. Filmado com celular, o documentário transforma seus gestos cotidianos em poesia visual. 

Em seguida, a programação apresenta “A Deus Querer” (2022), segundo curta da trilogia, que conta a vida de Seu Dadá, guardião das tradições da Comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso/RN. Criador de gado, agricultor e produtor de mel, interage intuitivamente com as abelhas e conduz seu rebanho entoando um aboio singular, ecoando entre o agreste e o mar. Também filmado com celular e conduzido pela trilha original de Valéria Oliveira, o documentário adota uma estética naturalista, onde personagem e ambiente se entrelaçam, transformando o cotidiano em um canto de pertencimento e resistência.

O último curta da mostra é “Julião, filhos da praia” (2024), que explora a vida e a conexão dos pescadores de Praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso, litoral norte do Rio Grande do Norte. O documentário revela os desafios e encantos do mar, além da sabedoria ancestral dos pescadores, trazendo também uma reflexão sobre as transformações e o futuro incerto dessa comunidade.

O Cine CCSA objetiva usufruir do potencial educativo e cultural do cinema enquanto recurso pedagógico. Após a exibição, ocorrerão debates com os realizadores dos curtas e um sorteio de voucher oferecido pela Cooperativa Cultural.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*