O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza na próxima quinta-feira, 11, às 08h30 no NEPSA, a defesa de Mestrado do aluno Bruno Rabelo de Medeiros. O título do trabalho é: Clima organizacional e capacidades dinâmicas, compreendendo as suas relaçções em uma distiribuidora de combustíveis nordestina.
Participam da banca de professores Miguel Anez (UFRN), Josue de Medeiros (UFRN) e Hélio Irigaray (Fundação Getúlio Vargas – FGV).
Confira o resumo oficial do trabalho:
Este estudo tem como objetivo analisar, a partir de um estudo de caso, se há relação entre o clima organizacional e as capacidades dinâmicas presentes em uma distribuidora. A empresa escolhida para a elaboração deste trabalho pertence ao segmento de combustíveis nacional que, por lidar com commodities, atua constantemente no sentido de buscar diferencial competitivo junto ao mercado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa (survey) sobre clima organizacional inspirada em Bispo (2006) e foi elaborado um modelo de questionário inédito, baseado em Teece (2007) para a análise de capacidades dinâmicas. Através da opinião dos funcionários pesquisados, foi possível identificar as principais características presentes no ambiente de trabalho da empresa, fatores internos e externos de influência, bem como o grau de intensidade com que os processos geradores de capacidades dinâmicas são realizados. A correlação entre os construtos se deu a partir de uma modelagem de equações estruturais e permitiu concluir que, sim, há uma relação significativa entre ambos, pois, apesar do clima organizacional não ser gerador de capacidades dinâmicas, possui elementos que contribuem para a sua formação.
0 Comments