No dia 08 de maio, a partir das 13h30, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM/UFRN), ocorrerá o lançamento do livro “Diagnóstico das Bibliotecas Escolares da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Norte”, escrito pela professora Dra. Gabrielle Tanus, do Departamento de Ciência da Informação e docente adjunta do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O livro aborda sobre a falta de investimento nas bibliotecas de escolas públicas do Estado, sendo a primeira pesquisa estadual que revela problemas estruturais destes espaços. Previsto pela lei federal 14.837/2024, a biblioteca escolar é um equipamento cultural obrigatório e de acordo com a pesquisa, existem falhas na implementação no âmbito educacional.
Com prefácio escrito pela professora Dra. Bernadete Campello, ela explica que: “o livro contempla os três objetivos, tornando-se leitura fundamental para quem pretende estudar as bibliotecas escolares brasileiras, como um todo – pois grande parte das dificuldades se repetem em outros estados e municípios do Brasil – e, em particular, do Rio Grande do Norte”.
A obra afirma ainda que a falta do ambiente literário nas escolas pode impedir o acesso pleno dos estudantes ao conhecimento, sendo obrigação dos agentes públicos federais, estaduais e municipais, manter estes locais ativos e com qualidade. Para a autora, a existência das bibliotecas escolares são parte indispensável para o aprendizado, em prol da melhoria da Educação Pública e que, sem estes espaços, podem-se sujeitar futuras gerações ao atraso.

0 Comments