Projeto apresenta ações em comunidade indígena de Porto Seguro/BA

A Reserva Pataxó Porto do Boi, localizada no distrito de Caraíva, Porto Seguro (BA), se prepara para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável. No último domingo (9), a comunidade conheceu as ações para o desenvolvimento do Plano de Visitação Turística da região. A reserva situada dentro do Parque Nacional Monte Pascoal, é composta por 17 famílias indígenas e integra o Projeto “Brasil, Turismo Responsável”, uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Departamento de Turismo da  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outras instituições nacionais.

O projeto visa estruturar e regulamentar a visitação turística na reserva, incentivando o Turismo de Base Comunitária. “Essa ação vai fortalecer o turismo na localidade, preservando as raízes do povo local, ao mesmo tempo que promove a geração de renda para as famílias indígenas tradicionais, com a valorização cultural e o turismo sustentável”, destacou a coordenadora de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Laís Campelo.

A proposta é que os visitantes vivenciem a cultura Pataxó por meio de atividades como danças tradicionais, grafismo corporal, culinária típica, contação de histórias e rituais indígenas. Além disso, a iniciativa busca fomentar práticas de ecoturismo e etnoturismo, fortalecendo a identidade cultural e garantindo a preservação ambiental.

A comunidade já realiza atividades turísticas desde 2004, comercializando experiências diretamente com os visitantes, sem intermediários. Esse modelo possibilita maior autonomia e distribuição justa dos recursos gerados. O plano de visitação, que segue diretrizes da Funai, incluirá a capacitação da comunidade, a elaboração de um manual de conduta para visitantes e o planejamento de estratégias de gestão.

O projeto vai auxiliar na estruturação da iniciativa, diversas oficinas serão realizadas ao longo do ano, abordando desde o Turismo Responsável até a comercialização de produtos turísticos. Entre os temas tratados, destacam-se a gestão de resíduos sólidos, hospitalidade e infraestrutura, além de ações para fortalecer a comercialização de produtos indígenas no mercado turístico.

O plano conta com apoio técnico da equipe da UFRN, que promoverá oficinas e reuniões participativas para alinhar as estratégias de desenvolvimento sustentável. O professor Ricardo Lanzarini, coordenador do projeto Brasil, Turismo Responsável destaca que a ação é importante tanto para a UFRN quanto para turismo brasileiro: “Estamos contribuindo com a comunidade e, ao mesmo tempo, fortalecendo as pesquisas na área do turismo responsável porque toda essa experiência será compartilhada com a academia e a sociedade.

Com a implementação do Plano de Visitação Turística, a comunidade Pataxó Porto do Boi reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação de suas tradições, transformando o turismo em um instrumento de valorização e fortalecimento da identidade indígena no Brasil.

Por Jeferson Rocha com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fotos: Prefeitura Municipal de Porto Seguro

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*