Na próxima quinta-feira, 28 de novembro, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN será palco da segunda edição do “Educação no Cárcere: cumprimento e remissão de penas na APAC”. Esta é uma organização do Motyrum Penitenciário e da Organização de Aprendizagem em Saberes em Iniciativas Solidárias (OASIS), em parceria com a APAC Macau e a Pastoral Carcerária, e acontece das 9h às 12h no auditório do Nepsa I.
O evento visa discutir o direito à educação, previsto na Constituição e assegurado pela Lei de Execução Penal no contexto prisional, sendo um instrumento para assegurar a função primária da pena: a ressocialização.
A solenidade contará com a presença de três recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) Macau, que irão elucidar sobre o impacto positivo que as iniciativas educacionais podem ter na vida das pessoas em privação de liberdade.
Para o professor Washington Jose de Souza, coordenador do evento, esta é uma experiência de suma importância para a universidade, trazendo à tona uma experiência exitosa de recuperação de presos no sistema prisional brasileiro. “ A Apac trabalha com uma metodologia muito particular, em uma organização da sociedade civil que gerencia presídios sem guardas, cercas e armas”.
0 Comments