A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do projeto Brasil, Turismo Responsável, participou da organização do I Seminário Nacional de Etnovivências e Enfrentamento à Crise Climática, realizado na Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, município de Porto Seguro-BA entre os dias 26 e 30 de julho de 2024.
O seminário reuniu cerca de 400 pessoas, incluindo Caciques e Lideranças das Aldeias Pataxó da Bahia, pelo menos mais 18 povos indígenas de vários estados do Brasil. A programação contou com painéis de experiências de etnovivências dos Povos Indígenas Pataxó (BA), Yanomami (AM), Tremembé (CE) e Yawanawá (AC), além de mesas, e grupos de trabalhos, encerrando com a vivência dos participantes no Aragwaksã- grande festa do Povo Pataxó da Reserva da Jaqueira.
A UFRN e o MTur coordenaram o Grupo de Trabalho Turismo de Base Comunitária em Comunidades Indígenas, que gerou 2 produtos: 1) Diagnóstico com foco especial nos problemas e nas necessidades enfrentadas pelas comunidades indígenas para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária e 2) Criação da Rede Nacional Indígena de Etnoturismo.
O evento foi organizado por uma comissão interinstitucional, com a participação de representantes da UFRN, MTur, Governo do Estado da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e Instituto Pataxó de Etnoturismo (ASPECTUR).
0 Comments