Oasis realizou ação do PNAE em Ceará-Mirim

A Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias (Oasis), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN (CCSA), promoveu mais uma ação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação escolar), dessa vez no Município de Ceará-mirim, na escola municipal Virgílio Luíz, com a participação das escolas: Ary Alecrim Pacheco e Alcides Câmara de Souza. Esta ação aconteceu após experiências bem sucedidas em Bebida-Velha (Pureza) e nos bairros de Santos-reis e Mãe-Luiza em Natal.

O evento intitulado Feira de Ciência, Cultura e Agricultura Familiar foi realizado na última terça-feira (5). Com o objetivo de abordar, juntamente com pais e professores, temas cruciais ligados à nutrição escolar, alimentação saudável e sua importância para um desenvolvimento saudável durante a formação dos alunos. Durante a feira, os estudantes, divididos em grupos, realizaram apresentações sobre alimentos saudáveis, comidas típicas, conscientização sobre alimentos industrializados e a valorização da agricultura da região.

Para o Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de  Ceará-Mirim, Eriberto Moreira, a parceria entre a escola e a UFRN é fundamental, pois, a ela se encontra hoje numa perspectiva transdisciplinar, ao trabalhar a questão da alimentação escolar em consonância com a educação ambiental numa perspectiva de sustentabilidade. Eriberto ainda reforça a importância do projeto em inspirar outras escolas a fazerem o mesmo: “O projeto rompeu fronteiras e influenciou a escola Alberto Nicacio, aqui do município, que manteve contato com o Virgílio Luiz e a visitou. A escola, já está com o mesmo projeto em andamento, está iniciando uma horta para ser utilizada pela escola e, além disso, está organizando a sua própria mostra científica”, afirma.

Sob coordenação do professor Washington José de Souza, o projeto tem o objetivo de levar a educação alimentar e nutricional para as escolas desses municípios e comunidades, que ainda carecem de alguns conhecimentos e práticas. Nessa perspectiva, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vem contribuindo e buscando soluções para essa questão em todas as instâncias da educação básica no Brasil.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*