A Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias (Oasis), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN (CCSA), promove mais uma ação do PNAE ( Programa Nacional de Alimentação escolar), dessa vez no Município de Ceará-mirim, nas escola municipal Virgílio Luíz, com a participação das escolas: Ary Alecrim Pacheco e Alcides Câmara de Souza. Esta ação ocorre após experiências bem sucedidas em Bebida-Velha (Pureza) e nos bairros de Santos-reis e Mãe-Luiza em Natal.
O evento intitulado Feira de Ciência, Cultura e Agricultura Familiar será realizado na próxima terça-feira, dia 5 de novembro de 2023. Com o objetivo de abordar, juntamente com pais e professores, temas cruciais ligados à nutrição escolar, alimentação saudável e sua importância para um desenvolvimento saudável durante a formação dos alunos. Durante a visita o grupo realiza reuniões com as equipes pedagógicas das escolas e com os alunos aplicando metodologias, dinâmicas e diálogos que resgatam e ressaltam a importância do consumo de alimentos saudáveis dentro e fora da escola.
Sob coordenação do professor Washington José de Souza, o projeto tem o objetivo de levar a educação alimentar e nutricional para as escolas desses municípios e comunidades, que ainda carecem de alguns conhecimentos e práticas. Nessa perspectiva, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vem contribuindo e buscando soluções para essa questão em todas as instâncias da educação básica no Brasil.
A história da cidade remonta século XVIII, no princípio de tudo, onde hoje existe a cidade, havia um povoado, formado por índios potiguares, esses, que viviam à margem do Rio Seara, que posteriormente seria batizado de Ceará-mirim, dando nome à cidade. Os potiguares fizeram seus primeiros contatos com o mundo ocidental através do comércio de pau-brasil com franceses e espanhóis. Posteriormente, com a consolidação da colonização do Brasil, foi ocupada pelos portugueses, que juntamente com Antônio Felipe Camarão, o famoso índio Poty, chefe da tribo dos potiguares, tomaram a iniciativa no sentido de organizarem um povoamento. Fundaram um convento na aldeia do Guajiru, e numa área de terra concedida aos padres da Companhia de Jesus, construíram uma igreja, um prédio destinado a cadeia e a câmara municipal, dando vida ao município que conhecemos hoje.
0 Comments