50 anos do CCSA: Uma história de múltiplos autores

Criado em 13 de novembro de 1973, por meio do Decreto Federal n.º 73144 e reformulado pelo Decreto Federal n.º 74211, de 24 de junho de 1974, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CCSA/UFRN) completa, neste ano de 2023, 50 anos de existência. Ao longo de sua história, o CCSA tem se consolidado como um centro inovador, inclusivo e de excelência acadêmica reconhecida e socialmente referenciada. 

Durante a criação do Centro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte passava por reformulações na administração e sua estrutura organizacional. Foram extintas as Escolas, Faculdades e Institutos, permitindo a criação de cinco grandes Centros, sendo um deles o Centro de Ciências Sociais Aplicadas, que, ao ser formado, possuía quatro departamentos: Direito, Educação, Administração e Serviço Social.

(Antiga Escola de Serviço Social)

Atualmente, o CCSA conta com os cursos regulares de graduação em Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Serviço Social e Turismo. E esse ano criou também o curso de Relações Internacionais. Oferta ainda o curso de Gestão de Cooperativas em parceria com o PRONERA/INCRA e o curso de administração pública à distância em parceria com a Universidade Aberta. 

O Centro, que é um dos maiores da UFRN, contando com uma ampla infraestrutura e  espaços físicos como o Setor de Aulas I e V, Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA I e II), Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Núcleo de Prática Contábil (NPC), Prédio Administrativo

(Nepsa I)

Sua estrutura comporta  10 Departamentos e 16 Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação atendendo uma demanda de mais de 5 mil estudantes. Para isso, conta com a atuação de  238 Professores;  72 Técnicos; 36 Terceirizados e  89 Bolsistas. 

Ao falarmos dos 50 anos de CCSA, não podemos deixar de mencionar a professora Maria Arlete Duarte de Araújo, responsável por implementar importantes iniciativas  em nosso centro. Ela foi responsável pela criação da Revista Interface, Cine CCSA, Retomada do Seminário de Pesquisa, Premiação dos melhores TCC, aumento da estrutura do centro (Nepsa 1 e Nepsa II), Programa Qualivita, Criação do NADIS, dentro outras. 

(Professora Arlete)

Em depoimento, a profa. Arlete nos conta como foi seu período à frente do Centro:

“Em todos os meus atos de gestão sempre fiz a defesa incansável do CCSA como unidade acadêmica essencial para o projeto formativo da UFRN e a defesa intransigente da universidade pública, inclusiva, plural e democrática. Assim, penso que o maior legado foi criar as condições para materializar um projeto institucional no âmbito do CCSA que assumia a transparência, a pluralidade de pensamento, a impessoalidade da gestão, o zelo com a coisa pública, os valores democráticos, a defesa da universidade pública e a ética como pilares fundamentais para orientar as decisões no   âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão e da gestão em sintonia com as novas exigências de desenvolvimento do país e de inclusão social colocadas para as universidades públicas federais”, relata.

Para celebrar a história do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN a Direção tem desde o começo do ano de 2023 realizado uma série de eventos comemorativos. Durante esse período, foram desenvolvidas atividades como a Sexta Cultural, Gincanas, Plantio de Mudas e Edição Especial Projeto PertenSer. E realizando ainda a Solenidade de 50 anos do CCSA, que ocorrerá no dia 13 de novembro, data do aniversário do Centro. 

(Logo do projeto Pertenser)

Segundo a Professora Pamela de Medeiros Brandão, Vice-Diretora do CCSA e Coordenadora da Comissão Organizadora, esses momentos, para além de resgatar nossa história e homenagear as pessoas, têm permitido fortalecer os vínculos e o sentimento de pertencimento da nossa comunidade acadêmica, projetando um futuro ainda mais promissor.

A Diretora do CCSA, profa. Maria Lussieu da Silva, nos conta o que podemos esperar para o futuro do Centro: “ Esperamos continuar contando com a participação ativa da nossa comunidade acadêmica, que é uma característica marcante do nosso centro, para continuarmos nos fortalecendo e realizando as ações de ensino, pesquisa e extensão que fazem o CCSA acontecer. Ainda pretendemos continuar avançando na excelência acadêmica dos nossos cursos de graduação e pós-graduação reafirmando o compromisso das áreas das Ciências Sociais Aplicadas para a formação integral do cidadão e para o desenvolvimento da sociedade”

(Cerimônia de premiação dos melhores trabalhos do 25.° Seminário de Pesquisa do CCSA)

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*