Após experiência bem sucedidas na Escola Estadual Professor Severino Bezerra de Melo, localizada no Bairro de Mãe Luiza, Natal, onde foram contemplados alunos do 1.° ao 5.° ano com conhecimentos acerca de nutrição, alimentação saudável e a realização da primeira feira de ciências da escola, a Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias (Oasis), órgão suplementar do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN (CCSA/UFRN) realiza a III Feira de Ciência, Cultura e agricultura de Bebida Velha, na cidade de Pureza.
A ação da Oasis este ano à comunidade ocorre no dia 27 de outubro e tem como objetivo assistir à Escola Municipal Maria do Livramento. O foco do encontro será abordar, juntamente com pais e professores, temas cruciais ligados à nutrição escolar, alimentação saudável e sua importância para um desenvolvimento saudável durante a formação dos pequenos do 1.º ao 4.º ano atendidos pela escola.
O município de Pureza, fundado em 1963, seu nome remonta às límpidas e cristalinas águas que encantam desde o século XIX, quando a região começou a ser habitada. Atualmente com a população estimada em 9.825, a cidade de Pureza vem crescendo cada vez mais. Dentro desse ambiente, localizado no seu interior, destaca-se a comunidade de Bebida-Velha, símbolo de resistência, composta por 300 famílias que subsistem principalmente da terra, pecuária, pesca e agricultura, tanto comercial quanto de subsistência.
Sob coordenação do professor Washington José de Souza, o projeto tem o objetivo de levar a educação alimentar e nutricional para as escolas desses municípios e comunidades, que ainda carecem de alguns conhecimentos e práticas. Nessa perspectiva, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vem contribuindo e buscando soluções para essa questão em todas as instâncias da educação básica no Brasil.
0 Comments