A turma 2014.1 do Curso de Serviço Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi a primeira da instituição a receber os diplomas de graduação durante a cerimônia de Colação de Grau, em mais de 20 anos. A solenidade aconteceu na noite da última quinta-feira (05) no auditório da Reitoria da UFRN e contou com a participação de 29 alunas graduandas.
A nova forma de emissão do documento foi implantada num trabalho conjunto entre a Reitoria, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), e a Superintendência de Informática (Sinfo), iniciado em 2013 e concluído no mês de agosto deste ano.
Para o Pró-reitor Adelardo Medeiros, a nova forma facilitará a vida dos estudantes e da UniVersidade. “Os diplomas serão entregues na data da Colação de Grau, coletivas ou individuais, o que diminui o tempo entre as cerimônias e a entrega dos documentos que durava em torno de 30 dias, além de não precisarem ficar guardados nas coordenações dos cursos”, destacou.
Essa forma de entrega do diploma era utilizada pela UFRN mas foi extinta desde a década de 1990 quando se percebeu que a impressão desses documentos com a data da colação de grau eram desperdiçados quando os alunos não compareciam às cerimônias.
Para resolver o problema, a PROGRAD mudou o registro da data da cerimônia de Colação de Grau para a de conclusão do curso (dia da implantação da última nota no histórico do aluno) nos diplomas. Essa nova forma está de acordo com as normas do Ministério da Educação e a turma de Serviço Social serviu de teste para a implantação do sistema que deverá ser adotado em todas as turmas da UFRN a partir de 2014.2.
Fotos: Jeferson Rocha
0 Comments