NPJ realiza ação de extensão com Idosos do Instituto Juvino Barreto

O Núcleo de Prática Jurídica, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(NPJ/CCSA/UFRN), realizou na última sexta-feira, 6, uma visita ao Instituto Juvino Barreto, a ação faz parte do projeto de extensão “Abraçar” e propôs ajudar juridicamente os idosos em vulnerabilidade social.

A visita teve como objetivo comemorar o Dia do Idoso e segundo o coordenador do projeto, professor Erick Wilson Pereira, do departamento de Direito Privado (DIPRI) a visita proporcionou aos alunos a oportunidade de se depararem com uma realidade diferente. Essa experiência trouxe benefícios emocionais, afetivos e jurídicos para todos os envolvidos, já que, além de oferecer atendimento jurídico, os estudantes puderam interagir e socializar com os idosos acolhidos pelo instituto.

Além disso, a ação de extensão, que passará a acontecer semestralmente, tem objetivo de assegurar a formação cidadã aos estudantes com igualdade de oportunidades e engajamento aos desafios locais, regionais, nacionais e globais, mantendo a iniciativa alinhada com o primeiro objetivo institucional estabelecido no plano de desenvolvimento institucional do projeto.

O Núcleo de Prática Jurídica da UFRN, ou NPJ, como é conhecido, se refere à unidade suplementar do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. O prédio funciona como laboratório específico para o estágio obrigatório do curso de direito, ademais, busca também atender a população de forma inclusiva, como mais recentemente, tendo retornado o atendimento jurídico às pessoas de baixa renda.

O instituto Juvino Barreto foi fundado em 19 de abril de 1942 e possui 74 funcionários ao todo. Desse montante estão  23 cuidadores, 9 técnicos de enfermagem, uma enfermeira, 9 profissionais da cozinha e quatro na lavanderia. O centro cuida de uma média de mais de 60 idosos, que recebem alimentação seis vezes ao dia e proporciona acesso a serviços assistenciais essenciais como enfermagem, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e geriatria.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*