Congresso internacional debate direitos humanos e direito eleitoral

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia nos dias 26 a 27 de junho, o IV Congreso Internacional de Derechos Humanos y Derecho Electoral, através do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD/UFRN) e do Grupo de Pesquisa Direito Internacional dos Direitos Humanos e as Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (CNPq/UFRN) em parceria com a Universidad de las Palmas de Gran Canaria, España e a Academia Libre en Formación Avanzada (ALFA), do México. As atividades acontecem no prédio do PPGD, localizado ao lado do Setor I, Campus Central da Universidade.

A programação é aberta a ouvintes e conta com 5 mesas-redondas formadas por  pesquisadores e juízes nacionais e internacionais, além da apresentação de 65 trabalhos. O período da manhã será reservado aos debates, iniciando com Diálogos sobre migración: Perspectivas y desafíos en un mundo interconectado, com participação dos professores Bruna Agra de Medeiros (Faculdade UNINASSAU), Arnaldo de Souza Ribeiro (Universidade de Itaúna, Brasil) e da magistrada Celia Sofía Ruiz Olvera (Tribunal Electoral de Chiapas, México), moderado pelo professor Antonio Sorela Castillo (Academia Líder de Formación Avanzada, México) (Moderador). 

No período da tarde, acontecem as comunicações orais de forma presencial e online e as produções serão publicadas em formato de e-book, posteriormente. Para o professor Thiago Moreira, coordenador do PPGD, o evento é uma oportunidade de ampliar a internacionalização do programa e da UFRN. “A parceria é uma forma de contribuir com o debate a respeito do Direito Internacional dos Direitos Humanos e do Direito Eleitoral, ao mesmo tempo em que temos diálogos aprofundados com pessoas e instituições nacionais e internacionais, o que contribui para o crescimento dos docentes e discentes do PPGD e da Universidade”. 

Fechando a programação, o debate El poder femenino en la política de América Latina: Avances, desafíos y perspectivas de género contará com a participação das professoras Vânia Siciliano Aieta (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Raquel Caballero de Guevara (Procuradora para la Defensa de los Derechos Humanos en el Salvador), mediado pelo professor Valter Moura do Carmo (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFersa).

Confira a programação completa e os trabalhos aprovados neste link.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*