UFRN entrega medalhas da Olimpíada de Educação Financeira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sediou, nesta quarta-feira, 24, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). O momento reuniu os jovens premiados, familiares, representantes de escolas, e contou com a presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo. A iniciativa premiou 16 jovens, dos quais dez receberam a medalha estadual e seis foram contemplados com a medalha nacional da OBEF. Desses, o medalhista de ouro nacional foi o estudante William Maio Magagnin, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN). 

De acordo com Daniel Diniz, o aprendizado adquirido na Olimpíada será levado para toda a vida dos participantes, como forma de ajudar no planejamento pessoal e familiar. “Continuem buscando o conhecimento, pois a educação é a chave para a transformação de vidas e a realização de sonhos”, disse o reitor, que destacou a importância da iniciativa para o conhecimento e a disseminação da educação financeira.

A OBEF é voltada a estudantes do ensino fundamental e médio, distribuídos em cinco níveis de complexidade do tema. Inserida no projeto de extensão Educação Financeira para Toda a Vida, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Olimpíada é coordenada na UFRN pelo professor Renato Gurgel, que frisou a relevância de se fomentar o conhecimento sobre educação financeira em uma sociedade marcada por famílias endividadas.

O professor apresentou os objetivos, conteúdo e o que pode ser alcançado por meio da OBEF, com a inserção da temática inicialmente envolvendo crianças e jovens, posteriormente a família e, por fim, a sociedade em geral. Renato Gurgel enfatizou a integração entre universidade e escolas como um dos diferenciais da iniciativa, que permite à UFRN cumprir a sua missão social. 

A cerimônia de premiação da OBEF também contou com a participação da diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN (CCSA), Maria Lussieu da Silva; do chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN, Diogo Henrique Silva de Lima; e da coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Giovanna Tonetto Segantini. 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*