A graduanda em Direito Letícia Gesteira e a professora Fabiana Mota, do Departamento de Direito Privado (DIPRI), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), publicaram o artigo Linguagem Bakhtin e violência sexual infantil em comunidades indígenas da Colúmbia Britânica no Canadá: identificando problemas institucionais, a partir de pesquisa realizada em parceria com a Universidade de Victoria no Canadá (UVic).
O artigo pode ser baixado gratuitamente na Revista Dissol – Discurso Sociedade e Linguagem – do Programa de Pós-graduação Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). A pesquisa estrutura a discussão em duas grandes áreas: linguística aplicada e direito – especificamente da criança e do adolescente – a partir da problematização do uso da linguagem na construção da identidade de sujeitos de direitos que constroem práticas discursivas sobre a exploração sexual infantil em comunidades indígenas de Victoria, Colúmbia Britânica do Canadá.
O estudo aponta como resultado, o uso da linguagem – até os dias atuais – como ferramenta em prol do (neo)colonialismo no Canadá sobre os corpos e, consequentemente, as identidades indígenas e que, especificamente no caso da violência sexual infantil indígena, há evidências de que o discurso opressor e as práticas do direito silencia as vítimas.
Segundo Letícia, com a pesquisa foi possível “aprender mais sobre o Sistema de Bem-Estar social canadense ao longo da história na perspectiva dos povos tradicionais locais, e sobre como os discursos sociais sobre a exploração sexual infantil nesse cenário foram responsáveis por reforçar e transformar os saberes”.
O trabalho foi desenvolvido ao longo de quatro meses na forma de estágio de pesquisa com a graduanda na qualidade de estudante de pesquisa/visitante internacional e foi realizado por meio de bolsa fornecida pelo setor de assuntos globais do Governo do Canadá para a realização de parceria entre a UFRN e a UVic. A pesquisa foi realizada no âmbito das vivências concretas de um grupo de extensão do departamento da Escola de Cuidados com a Criança e com o Adolescente (SCYC) da UVic, a partir de fragmentos de entrevistas realizadas com as pesquisadoras Anna Chadwick e Sandrina de Finney.
Para a graduanda, o intercâmbio foi uma oportunidade para conhecer a realidade social da região pesquisada e ampliar os horizontes acadêmicos: “Esse período no Canadá foi muito rico tendo em vista que pude me conectar com uma vasta rede de pesquisadores, bem como levar o nome da nossa instituição para a UVic, estabelecendo diálogo de conhecimentos”, registra.
0 Comments