Livro aborda samba, democracia e sociedade

O professor Marcelo Braz, do Departamento de Serviço Social (Desso), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN) lança nesta sexta-feira, 28, o livro Samba, Democracia e Sociedade, às 11h,na Livraria Cooperativa Cultural, do Centro de Convivência da Universidade. O evento é gratuito e aberto ao público e acontece junto ao movimento Música na Livraria.

A obra é lançada pela editora Outras Expressões (SP) e Mórula Editora (RJ), e reúne artigos que ressaltam o papel que o Samba desempenha como forma popular de aguda e jocosa crítica política e de costumes, denunciando, com engenho e arte, as desigualdades sociais no Brasil e destacando a imensa criatividade do povo brasileiro.

Para isso, são evocados grandes compositores como Noel Rosa, Wilson Baptista, Zé Kéti, Cartola e Noca da Portela, que fizeram do gênero uma notável forma de resistência cultural durante o Estado Novo de Vargas, a Ditadura de 1964 e os dias atuais.

Esse é o terceiro livro do docente sobre o assunto, que pesquisa o tema desde 2011 como membro do Acervo Universitário do Samba, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autor de Samba, Cultura e Sociedade (2013) e a biografia do compositor intitulada Noca da Portela e de todos os sambas (2018).

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*