Lançamento da Cátedra Marielle Franco de Gestão Pública para Equidade

No dia 14 de Março onde se completaram cinco anos sem respostas sobre os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, ocorreu a primeira reunião do Comitê Gestor da Cátedra Marielle Franco de Gestão Pública para Equidade, com a presença de representantes da FJP, da UFRN, da Fundação Tide Setubal, da Associação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD) e do Governo do Rio Grande do Norte. A Cátedra Marielle Franco é uma iniciativa dos Observatórios das Desigualdades da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com apoio da Fundação Tide Setubal, no espírito de reafirmar o legado dessa mulher negra, vereadora do Rio de Janeiro e socióloga com mestrado em administração pública.

O objetivo é estreitar os laços de colaboração em pesquisa e inovação que contribuam para o desenvolvimento da Administração Pública brasileira, com vistas a ressaltar a prioridade do enfrentamento às diversas dimensões da desigualdade social e ampliar a capacidade técnica, institucional e política para seu enfrentamento por parte dos diferentes níveis de gestão pública do país. Orientado nesse sentido, será selecionado um(a) pesquisador(a), detentor(a) de doutorado e com experiência acadêmica e também prática, que receberá apoio financeiro e institucional para desenvolver projeto que combinará atividades de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio de experiências, que acontecerão tanto na FJP quanto na UFRN. Neste primeiro ano, o tema selecionado é o diagnóstico e as políticas para o enfrentamento das desigualdades impostas às diferentes juventudes brasileiras.


A reunião do Comitê Gestor permitiu um debate produtivo e diverso sobre os caminhos para este primeiro momento da Cátedra Marielle Franco. De acordo com as ideias discutidas no encontro, será elaborado e publicado em breve um edital de chamamento de propostas de candidatura à Cátedra, a ser amplamente divulgado.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*