O Observatório das Desigualdades do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS/CCSA/UFRN) realiza o curso Monitoramento das Desigualdades e Políticas Públicas, nos dias 22 e 23 de novembro das 18:30 às 21:30. O primeiro dia de evento, ocorre no Auditório 1 do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa 2), já o segundo, acontece de forma remota, através do Google Meet. A atividade é gratuita, aberta ao público e as inscrições podem ser realizadas no Sigaa, até a véspera do evento.
O evento tem o objetivo de introduzir participantes a formas de utilizar dados e indicadores, a partir do debate sobre o monitoramento das desigualdades e sua importância para constituir políticas públicas para seu enfrentamento. Serão ofertadas 70 vagas certificadas para o curso de extensão (50 internas para UFRN e 20 externas, para comunidade em geral). Para as pessoas inscritas será certificada a presença, mas a atividade também será aberta ao público.
A programação contará com duas Mesas-redondas, intituladas: Políticas Públicas com base em evidências para enfrentar desigualdades; e Indicadores para monitorar desigualdades. Além disso, conta com a oficina Evidências e políticas públicas: bases de dados e indicadores do IBGE.
A iniciativa é parte da curricularização da extensão no ensino de Administração Pública, por meio da atividade Extensão Universitária em Políticas Públicas (APS 1063), além de integrar o projeto “Monitoramento das Desigualdades” (PJ150-2022). Nessa atividade, discentes do referido curso vêm desenvolvendo um projeto de Observatório das Desigualdades das Eleições de 2022. Além disso, a iniciativa é uma forma de integração do ensino e da extensão, principalmente das disciplinas de Diversidades e Desigualdades (Administração Pública) e Planejamento Governamental (Administração).
Confira a programação completa:
22 de novembro, das 18h30 às 20h, auditório 1 – NEPSA 2/CCSA
Mesa Redonda: Políticas Públicas com base em evidências para enfrentar desigualdades
Debate: Mariana Mazzini Marcondes (docente do Departamento de Administração Pública e Gestão Social e integrante do Observatório das Desigualdades/UFRN) e André Luís Nogueira da Silva (analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE)
Coordenação e mediação: Juliana Bacelar (docente do Departamento de Economia e pesquisadora do Observatório das Metrópoles núcleo Natal)
22 de novembro, das 20h às 21h30, auditório 1 – NEPSA 2/CCSA
Mesa Redonda: Indicadores para monitorar desigualdades
Debate: Cassiano José Bezerra Marques Trovão (docente do Departamento de Economia e integrante do Observatório das Desigualdades/UFRN) e Luana Junqueira Dias Myrrha (docente do Departamento de Demografia e integrante do Observatório das Desigualdades)
Coordenação e Mediação:Roberto Marinho (docente do Departamento de Serviço Social e integrante do Observatório das Desigualdades da UFRN)
23 de novembro, das 18:30h às 21h30h, Google Meet
Oficina: Evidências e políticas públicas: bases de dados e indicadores do IBGE
Oficineiros/as: André Luís Nogueira da Silva (analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE), Cassiano José Bezerra Marques Trovão (docente do Departamento de Economia e integrante do Observatório das Desigualdades/UFRN) e Aline Siqueira (discente do curso de Administração e integrante do Observatório das Desigualdades/UFRN
0 Comments