UFRN se destaca em encontro nacional de Administração

Professores ligados ao Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/CCSA/UFRN) tiveram três trabalhos premiados durante o 46º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), realizado de forma virtual na semana passada. O evento contou com mais de 1.300 trabalhos que foram apresentados em 11 divisões temáticas, sendo que  um é premiado e dois recebem menções honrosas por cada divisão – confira o resultado.

O trabalho Reward Crowdfunding Success Forecasting: An Empirical Evaluation of Machine Learning Algorithms, produzido pelo professor Israel José dos Santos Felipe (PPGA/UFRN), em parceria com Wesley Mendes-da-Silva (FGV), George Darmiton da Cunha Cavalcanti (UFPE) e Leonardo Alves dos Santos (UFPE) foi escolhido como melhor da Divisão Temática de Finanças e também recebeu o Prêmio Clovis L. Machado-da-Silva, de melhor trabalho do evento.

Para Israel, esse é o reconhecimento da qualidade da pesquisa do grupo. “Ganhamos mais visibilidade e o trabalho passa a ter reconhecimento nacional e internacional – já estamos nos organizando para submeter para periódicos da área de business, finance e empreendedorismo, áreas que estão crescendo nos últimos anos. Acho que esse feedback do evento foi importante para dizer que estamos no destino certo porque é um tema novo – minha tese de doutorado foi um dos primeiros estudos brasileiros sobre o tema – e tenho pesquisado com meus colegas para aprofundar o conhecimento em  crowdfunding, que tem uma relevância econômica, social, financeira e o Brasil está emergindo como importante país nesse mercado”.

A UFRN ainda se destacou na categoria Casos de Ensino, com trabalhos premiados sob orientação da professora Valéria de Araújo em duas produções: Toda vez é um improviso, em parceria com Mariene C. B. Albuquerque, Raquel Fernandes de Macedo, Felipe Gomes do Nascimento e Marília Ferreira Paes-Cesário; e Se essa rua fosse minha, eu mandava abrir ou fechar?, em colaboração com Mariene C. B. Albuquerque (UFRN) e Eufrásio Vieira dos Anjos Júnior (UFPB).

Esta foi a primeira vez que casos para ensino são premiados no EnANPAD. Para a professora Valéria Araújo, coordenadora do grupo de pesquisa Método de Caso,  da UFRN, o prêmio é uma forma de valorizar a construção do conhecimento de uma forma técnica que também auxilia a formação: “É um reconhecimento do trabalho desenvolvido por uma equipe interdisciplinar em uma modalidade de construção do conhecimento que contribui para o desenvolvimento de competências na formação de administradores, gestores e turismólogos, incentivando a preparação para tomada de decisão a partir de casos produzidos com dados reais que podem ser aplicados em sala de aula e apoiar na decisão de gestores, envolvendo teoria prática”, destaca.

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