Pós-Graduação em Administração obtém nota 5 pela Capes

A avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltou a dar nota 5 ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/CCSA/UFRN), classificado anteriormente com nota 4. De todos os cursos de pós-graduação enquadrados na área 27, composta pelos cursos de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, apenas 25% têm conseguido obter 5. Anatália Saraiva, coordenadora do PPGA, conta que atingir essa nota na avaliação da Capes significa o reconhecimento de esforços rumo a uma formação de excelência acadêmica em Gestão Organizacional. 

Anatália conta que, a partir das lições da avaliação do quadriênio 2013-2016, algumas fragilidades foram contornadas. A coordenação passada, liderada pelo professor Luciano Menezes, trouxe um diferencial importante ao esforço concentrado nos indicadores de desempenho e no estímulo à participação coletiva e comprometida dos membros do Colegiado do curso para que tivesse um relatório coeso, detalhado e bem escrito. 

Para retomar o conceito 5, o Programa desenvolveu mudanças em seu projeto pedagógico entre 2017 e 2018 para simplificar sua matriz curricular e proporcionar mais opções de disciplinas optativas. O processo seletivo de alunos ficou mais transparente e acessível, permitindo que estudantes de todo o Brasil pudessem participar. Também procurou melhorar as condições de produção do conhecimento de qualidade, o que possibilitou a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos avançados nas pesquisas de mestrado e doutorado, de modo a prover as condições de realização de projetos com rigor, relevância e impacto social. O resultado desse amadurecimento se traduz em publicações em periódicos bem pontuados nas classificações editoriais. 

O Programa tem incentivado, ainda, a participação mais ativa dos docentes na comunidade acadêmica nacional e em projetos de inserção social, assim como para que ocorra maior interação com instituições nacionais e internacionais. Isso resulta no aumento do número de docentes com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de projetos de iniciação científica e de professores com destaque nacional coordenando. 

Vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), o PPGA teve início em 1978, como um dos primeiros programas de mestrado da UFRN e passou a ter o curso de doutorado desde 2006. Diante de sua existência, o programa tem como meta formar capital humano para atuar nas mais diversas instituições e empresas do estado do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Por Yasmin Alves de Agecom/UFRN

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*