Direito debate morte social na contemporaneidade

O Departamento de Direito Processual e Propedêutica (Depro/CCSA/UFRN) realiza, no próximo dia 19, a partir das 18h30, a palestra Mistanásia e Direitos: uma análise da morte social na contemporaneidade. O evento acontece no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa II) e conta com uma carga horária total de três horas. 

O evento é gratuito, aberto ao público, sendo ofertadas 60 vagas. As inscrições podem ser feitas através deste link até o dia do evento. A  palestra será ministrada pelo professor e pesquisador Walber Cunha Lima, que compõe a Sociedade Brasileira de Bioética e terá como base teórica sua tese de doutorado intitulada Bioética, Mistanásia e Direitos Humanos: Morte Social e Perspectivas para o seu Enfrentamento.

O principal objetivo é abordar discussões éticas e jurídicas ligadas aos direitos humanos e como essas duas áreas se relacionam na contemporaneidade. “O evento discute temas bastante atuais e de importância inestimável para todos os membros de qualquer sociedade. Infelizmente a mistanásia ainda é uma realidade no Brasil e precisamos discutir essa questão para evitar a continuidade dessa prática desumana ”, comenta o professor Fabrício Germano Alves, coordenador da ação.

Na tese, o Walber Lima conceitua mistanásia, ponto central da exposição, como “uma morte infeliz e sofrida de inúmeras pessoas provocada por situações de desigualdades decorrentes de sistemas que desfavorecem a vida e contribuem para disseminar uma cultura excludente e mortífera”.

Por Bruna Araújo

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*