O projeto Ciclo de Cinema Social Aplicado (Cine CCSA), lança nesta quarta, 14, os curtas-metragens potiguares Sinais Vermelhos e Saudades. A exibição acontece a partir das 17h, no Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa 1), Campus Central da UFRN. O evento é gratuito, aberto ao público e ainda conta com um bate-papo com as equipes realizadoras dos curtas.
Com direção de Vânia Maria e Marcia Lohss, Sinais Vermelhos conta a história da própria Vânia: compositora e multiartista potiguar que é soropositiva há mais de 20 anos, e busca mostrar sua condição de convivência com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), fugindo de estereótipos historicamente construídos.
O documentário teve parte de sua produção viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, e no momento a equipe está em campanha de financiamento coletivo para subsidiar a distribuição e divulgação do filme, que pode ser apoiada através deste link.
Saudades, de Marília Gurgel, é um retrato poético do luto vivido por três mulheres – filha, mãe e avó. Após a morte do seu avô, Edvaldo Cunha, em Agosto de 2020, vítima da covid-19, Marília volta para sua cidade natal e vivencia essa jornada de transformação e cura junto às mulheres da sua família.
O evento é produzido pelo CCSA/UFRN em parceria com a Cooperativa Cultural Universitária que também sorteará livros entre a plateia. Outras informações podem ser consultadas no site www.ccsa.ufrn.br/cinema ou no Instagram da Cooperativa.
0 Comments